A abertura de novas vagas para graduação em Medicina

Notícias5 de abril de 2023
A abertura de novas vagas para graduação em Medicina

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) defende que sejam estabelecidas regras claras e efetivas para abrir, credenciar e meios de fiscalização e controle para renovar os credenciamentos de cursos de Medicina no Brasil. O objetivo é garantir a qualidade dos cursos oferecidos, a boa formação do profissional médico e a segurança do paciente.

Na avaliação dos cursos de Medicina realizada pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, da qual participaram 232 instituições de ensino superior, 75% das 100 instituições públicas participantes tiveram nota igual ou superior a 4 (a nota máxima era 5). Entre as instituições particulares, 67% obtiveram nota igual ou inferior a 3.

Essa avaliação, no entanto, não dá a real dimensão da preocupação com a qualidade do ensino. Primeiro porque houve uma proliferação de cursos preparatórios para o Enade, o que leva a crer em uma provável distorção dos resultados. Além disso, na prática, o baixo desempenho dos estudantes reflete a falta de estrutura de boa parte dos cursos existentes, tanto no que diz respeito à composição do corpo docente (disciplinas de áreas médicas ministradas por professores não médicos) quanto à inexistência ou insuficiência de hospitais-escolas –  (a formação médica prevê a inserção do estudante em contextos reais da prática médica desde os primeiros semestres da graduação em hospitais-escolas ou unidades do SUS).

Cabe, também, ressaltar que o critério de autorizar a abertura de cursos de Medicina em locais com carências de profissionais da área não configura medida suficiente e efetiva para garantir um processo de interiorização da assistência médica. A própria expansão de instituições de ensino médico, por si só, contribui para a concentração de estudantes em regiões mais desenvolvidas.

A pesquisa Demografia Médica no Brasil 2023 indica que, ao passo que, entre 2010 e 2019, houve aumento de ingresso de estudantes em cursos de Medicina na Região Centro-Oeste da ordem de 2,8 pontos percentuais, na Região Norte a variação foi no sentido oposto: houve um decréscimo de -2,4 pontos no percentual de ingressantes nos cursos oferecidos.

O interesse na expansão indiscriminada tem âncora no mercado da educação privada. Com um valor médio de mensalidade de R$ 9.044,93, a receita potencial de faturamento dos cursos de Medicina privados é da ordem de R$ 20,9 bilhões, considerada a ocupação de todas as vagas já autorizadas pelo Ministério da Educação. A abertura de novos cursos ou ampliação de vagas nos cursos já existentes não pode ser definida por interesses de mercado em detrimento da qualidade do ensino oferecido e da segurança do paciente.

Existem atualmente 389 escolas médicas em funcionamento no Brasil, sendo 268 privadas. Desde 2018, quando entrou em vigor a Portaria 328, do MEC, 204 pedidos de credenciamento e de expansão das vagas existentes foram sobrestados no Ministério. E mesmo durante a vigência da moratória imposta em 2018 não impediu a abertura de 1.100 novas vagas em cursos de Medicina já existentes, sem garantia de qualidade de ensino e cenários de prática.

Em 2021, 24,2 mil novos médicos entraram no mercado de trabalho. Em 2022, novos 26,4 mil médicos se formaram – número superior à oferta de vagas no recentemente relançado Programa Mais Médicos. Projeções indicam que, mantida a quantidade de vagas nas escolas médicas brasileiras, o País terá mais de 1 milhão de médicos em 2035 – uma proporção de 4,4 médicos para cada grupo de 1 mil habitantes, superior à média dos 38 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

A expansão da estrutura do SUS, no entanto, não acompanha esse ritmo de crescimento. Não há oferta de estrutura, condições de trabalho e de vida nem salariais para fixação de médicos nas localidades mais vulneráveis. Tampouco aumenta na medida adequada a oferta de programas de residência médica para formação de especialistas nas diversas áreas da Medicina.

A expansão de cursos e vagas, necessariamente deve estar atrelada e limitada pela existência (em dimensão suficiente) de estrutura para oferta de cenários de prática e docentes com formação médica para ensinar nas disciplinas específicas bem como à oferta de programas de residência médica para especialização e à capacidade de oferta de postos de trabalho médico no País. Em paralelo, o governo federal precisa instituir um sistema de fiscalização e avaliação constante das instituições que oferecem cursos de Medicina e fechar os cursos que não ofereçam qualidade adequada de formação.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x