Quem é o Dr. Gutemberg

Notícias11 de julho de 2019
Quem é o Dr. Gutemberg

Gutemberg Fialho é paraibano de Araruna. É médico ginecologista e obstetra e advogado. Tem 53 anos e tem três filhos. A atenção à saúde da mulher é sua ocupação profissional principal desde o início da carreira médica, ao longo da qual já realizou mais de 5 mil partos. Atual presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), eleito pelo segundo mandato, também foi conselheiro do Conselheiro Regional de Medicina do Distrito Federal, representando a Associação Médica de Brasília (AMBr) no período de 2009 a 2014.

Em sua trajetória sindical, foi diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) por dois mandatos (2001 a 2007), vice-presidente e presidente no mandato entre 2007 e 2010.

Gutemberg é defensor aguerrido do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema público de Saúde do Distrito Federal. Nesse contento, enfatiza que a promoção da saúde da população depende, em larga escala, de um corpo de profissionais com um forte laço institucional com o serviço público. Para tanto, não há como prescindir da valorização dos profissionais da saúde.

Ao longo de sua trajetória sindical, também tem atuado na defesa dos médicos que atuam na medicina suplementar e denunciado a exploração desses profissionais e dos usuários de planos de saúde pelas operadoras. Os honorários são injustos e as práticas de glosas e atrasos nos pagamentos, entre outros problemas, impõem uma realidade de trabalho penosa ou afastam os profissionais do sistema suplementar.

Pelo lado dos pacientes, aponta, as pessoas de baixo poder aquisitivo, aponta, são jogadas em um limbo de desassistência, uma vez que pagam planos de saúde que cobrar mensalidades em desacordo com a realidade e não lhes garantem atendimento adequado ao mesmo tempo em que o Poder Público deixa de investir no atendimento que deveria ser gratuito para esses cidadãos.

Gutemberg também foi criador e presidente do Instituto Brasiliense de Perícias Médicas (IBPM) e sócio fundador do Instituto Brasileiro de Direito Médico e Bio-Direito (IBDM). Além da dedicação à atividade sindical, tem proferido palestras em Brasília e outras localidades, com especial enfoque às questões vinculadas à judicialização da saúde.

Formação acadêmica

Graduação em medicina – Universidade Federal da Paraíba

Residência médica em ginecologia e obstetrícia – Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), da extinta Fundação Hospitalar do Distrito Federal

Especialização em medicina do trabalho – Faculdade São Francisco (São Paulo)

Especialização em medicina legal e perícia médica – Sociedade Brasileira de Perícias Médicas

Pós-graduação em perícia médica – Universidade Gama Filho / Fundação Unimed

Pós graduação em auditoria em saúde/ contas médicas – Universidade Gama Filho/Fundação Unimed

Pós-graduação em administração hospitalar – Universidade Gama Filho/Fundação Unimed

Graduação em direito – Faculdades Integradas do Planalto Central

Pós-graduação em direito médico – Centro Brasileiro de Pós-Graduação (Cenbrap)

 

Atuação profissional

Professor de biologia na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Médico do trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Médico do trabalho da extinta Telebrasília

Médico clínico geral, ginecologista e obstetra da Secretaria de Estado de Saúde nos hospitais regionais da Asa Sul (atual Hospital Materno Infantil), do Guará e da Ceilândia.

Médico ginecologista e obstetra no Hospital Santa Marta.

 

Atuação sindical e Outras

Componente da Secretaria Jurídica do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), entre 1998 e 2001

Diretor Jurídico do SindMédico-DF, entre 2001 a 2007

Vice-presidente do sindicato entre 2007 e 2009

Presidente, em substituição a César Galvão, entre 2009 e 2010

Presidente do sindicato, por eleição, em 2010, reeleito em 2014, com mandato até 2017

Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM/DF), representando a Associação Médica de Brasília (AMBr), entre 2009 e 2013

Membro da Academia de Medicina de Brasília (AMeB) desde 2009

Acadêmico benemérito da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM)

Criador e presidente do Instituto Brasiliense de Perícias Médicas (IBPM)

Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Direito Médico e Bio-Direito (IBDM)

Posts Relacionados

Publique seu comentário