Dr. Gutemberg, do Sindmedico-DF, assume a presidência da FENAM

Notícias5 de julho de 2019
Dr. Gutemberg, do Sindmedico-DF, assume a presidência da FENAM
Os ex-presidentes Dr. Cid Carvalhaes, Dr. Geraldo Ferreira e Dr. Otto Baptista prestigiaram a transferência de cargo do Dr. Jorge Darze ao novo presidente. Os quatro últimos presidentes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniram, na noite desta quinta-feira (04) na cerimônia de transmissão de cargo do Dr. Jorge Sale Darze para o atual presidente da Federação, Dr. Gutemberg Fialho, cujo mandato se estenderá até 2023, ano do cinquentenário da Fenam. Darze destacou que o principal objetivo de seus dois anos à frente da Federação (nos dois anos anteriores, Otto Baptista presidiu) foi alcançar a unificação das entidades médicas nacionais. “Superadas as dificuldades, falamos a mesma língua, que é a língua da defesa dos médicos”, afirmou. Dr. Gutemberg afirmou que as ações já desenvolvidas pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) na esfera federal e que reverberam para o resto do país ganham maior legitimidade agora que ele assume a presidência da Fenam e Carlos Fernando, que é vice-presidente do SindMédico-DF, ocupa a Secretaria Geral da Federação.

 O julgamento da questão da separação de vínculos de emprego para a aplicação do teto constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que originou a Súmula Vinculante no 33, em 2014, foi um dos exemplos citados pelo novo presidente.

 

Para o momento, listou Dr. Gutemberg, as prioridades da atual gestão da Fenam são: o sistema de revalidação de diplomas de Medicina emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras; a abertura indiscriminada de cursos de Medicina; a questão da tele consulta, que figura entre os temas abrangidos nas discussões da telemedicina; e a pejotização, situação que coloca em cheque as relações de trabalho do profissional que atua na medicina suplementar.

 

Posse da diretoria

 

Logo após a transmissão de cargo, foram apresentados os integrantes da nova diretoria que compareceram ao evento: o vice-presidente, Dr. Otto Fernando Moreira Baptista; o secretário-geral, Dr. Carlos Fernando da Silva; o diretor de Finanças, Geraldo Ferreira Filho; o diretor de Relações Institucionais e Sindicais, Dr. Jorge Sale Darze; o diretor de Relações Trabalhistas, Robson Paixão de Azevedo; a diretora adjunta Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira; e o conselheiro fiscal Francisco da Silva Leal Júnior.

Autoridades presentes

Além do antigo e do novo presidentes da Fenam, compuseram a mesa de honra, o vice-presidente do SindMédico-DF, Carlos Fernando da Silva; a Conselheira Dra. Rosylane Rocha, representante do Conselho Federal de Medicina (CFM); o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Dr. Farid Buitrago; o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), Dr. Ognev Cosac; o coordenador do Instituto Brasil de Medicina e vice-presidente da Associação Médica Brasileira na Região Centro Oeste, Dr. José Luiz Dantas Mestrinho; e o presidente da Academia de Medicina de Brasília (AMeB), Dr. Marcus Vinícius Ramos.Também foi registrada a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Marco Antônio dos Santos; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia. Dr. Flávio Hijima; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. José Carlos de Almeida; do diretor geral da unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, Dr. Gustavo Fernandes; do diretor proprietário do Hospital Santa Marta, Dr. Sebastião Maluf; do ex-presidente da Fenam, Dr. Cid Carvalhaes; do superintendente da Região de Saúde Central do DF, Dr. Luciano Gomes de Almeida; e do grão-mestre do Grande Oriente do DF, Dr. Reginaldo Albuquerque. A deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF) compareceu à recepção e o deputado federal Luis Miranda mandou representante.

 

Composição da diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o período 2019/2023:

 

Presidente: MARCOS GUTEMBERG FIALHO DA COSTA

Vice-Presidente: OTTO FERNANDO MOREIRA BAPTISTA

Secretário-Geral: CARLOS FERNANDO DA SILVA

Diretor de Finanças: GERALDO FERREIRA FILHO

Diretora de Assuntos Jurídicos: LÚCIA MARIA DE SOUSA AGUIAR DOS SANTOS

Diretor de Comunicação: MARLONEI SILVEIRA DOS SANTOS

Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: JORGE SALE DARZE

Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: ADHEMAR DE FIGUEIREDO NETO

Diretor de Relações Trabalhistas: ROBSON PAIXÃO DE AZEVEDO

Diretor de Benefício e Previdência: VALDIR SHIGUEIRO SIROMA

Diretor de Saúde Suplementar: MÁRCIO COSTA BICHARA

Diretor de Direitos Humano: JOSÉ MARIA ARRUDA PONTES

Segundo Secretário Geral: MANOEL MARQUES DE MELO

Segundo Diretor de Finanças: ANTÔNIO GERALDO DA SILVA 

Diretora Adjunta:  FRANSCINE LEÃO RODRIGUES ACAR PEREIRA
 

Conselho Fiscal:
 

Conselho Fiscal T1: FRANCISCO DA SILVA LEAL JUNIOR

Conselho Fiscal T2: DALZO LACERDA FILHO

Conselho Fiscal T3: JOSÉ ANTÔNIO ALEXANDRE ROMANO

Suplentes:

Conselho Fiscal S1: ALBERTO TOSHIO OBA

Conselho Fiscal S2: JOSÉ ROBERTO CRESPO DE SOUZA

Conselho Fiscal S3: MAURO MUNIZ PERALTA

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x