Indenização para profissionais da saúde incapacitados pela Covid-19

Notícias31 de março de 2021
Indenização para profissionais da saúde incapacitados pela Covid-19

A Lei federal 14.128/21 dispõe sobre compensação financeira a ser paga pela União aos profissionais e trabalhadores de saúde em caso de incapacitação permanente provocada pela covid-19. O texto legal estende a indenização ao cônjuge ou companheiro, aos dependentes e aos herdeiros necessários em caso de óbito. Os profissionais em questão devem ter trabalhado no atendimento direto a pacientes acometidos pela Covid-19, ou realizado visitas domiciliares em determinado período de tempo, no caso de agentes comunitários de saúde ou de combate a endemias.

A lei foi promulgada na sexta-feira (26), após o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial, e, conforme o texto, uma prestação em valor fixo de R$ 50 mil, “devida ao profissional ou trabalhador de saúde incapacitado permanentemente para o trabalho ou, em caso de óbito deste, ao seu cônjuge ou companheiro, aos seus dependentes e aos seus herdeiros necessários, sujeira, nesta hipótese, a rateio entre os beneficiários.”

Além disso, a lei também traz as definições sobre os profissionais e trabalhadores da saúde e sobre como será feita a compensação, assim como os casos de dependentes menores de 21 anos, ou 24 anos que estiverem em curso superior, assim como dependentes com deficiência. Confira o texto da Lei na íntegra, acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14128.htm

Related Posts

Post your Comment

Notícias Recentes

Negociações coletivas: Fenam se faz presente no 2º dia de evento do Ministério do Trabalho
Lúcia Santos conversa com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Fenam participa de debate sobre negociações coletivas em evento do Ministério do Trabalho
Transmissão ao vivo do 1º Congresso Sindical da FENAM