FENAM pede à Polícia Federal para investigar se houve sabotagem no processo de inscrição do programa Mais Médicos

Notícias21 de novembro de 2018

A Federação Nacional dos Médicos está solicitando à Polícia Federal que investigue a possibilidade de sabotagem no processo de inscrição feito pelo programa Mais Médicos, que abriu prazo às 8 horas desta quarta-feira (21), com encerramento previsto para o próximo dia 25/11. O site, que abriu inscrição para os médicos brasileiros que têm registro profissional, encontra-se fora do ar. Pelo telefone, o ministro da Saúde informou ao presidente da FENAM, Jorge Darze, que já está providenciando a correção do problema, mas afirmou que mais de dois mil teriam conseguido fazer a inscrição.
“É muito estranho que nesta primeira fase, aberta aos médicos que têm inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina, tenham surgido essas dificuldades para a inscrição, já que a necessidade de profissionais para substituírem os cubanos é extremamente importante. Por isso, o sistema não deveria apresentar falhas e, se houve falhas, elas deveriam ser sanadas com urgência”, salientou Jorge Darze, presidente da FENAM. 
A FENAM defende ainda que para os médicos que estão se formando este ano e que ainda não receberam o registro nos Conselhos, o Ministério da Saúde abra um prazo maior, até o final do ano, para que possam se inscrever em seus órgãos de classe, ainda que de maneira provisória, para garantir que os recém-formados, principalmente deste ano, possam fazer as suas inscrições. 
A Federação avalia que se essa primeira fase não tivesse enfrentado tantos problemas, a necessidade que o programa informa ter, de mais de 8 mil médicos, com certeza, seria sanada pelos médicos com registro no país, garantindo o atendimento à população. 
“Isso acabaria com a falsa afirmação de que os médicos brasileiros não querem atuar nas regiões mais distantes do país. A grande busca dos médicos ao site de inscrição comprova o seu interesse deles em colaborar. Isso tudo ocorre em um contexto emergencial. Na verdade, o que a FENAM reivindica, de maneira definitiva e sustentável, é que essa situação seja corrigida com a implementação da carreira médica de Estado, com todas as garantias para que esses profissionais possam se deslocar de maneira concreta”, destacou o líder médico.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x