Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro

Notícias28 de março de 2024
Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro

Na terça-feira (26), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participou da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da mesa é discutir e analisar assuntos relevantes da área de saúde, incluindo a necessidade da realização de concurso público no Ministério da Saúde, revisão salarial e investimentos na rede hospitalar do Rio de Janeiro para garantir o bom funcionamento estrutural e o abastecimento adequado, sem comprometer a qualidade da assistência.

O evento de instauração reuniu representantes do governo e da bancada sindical, contando com a participação de representantes do Ministério da Saúde, como a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Etel Matielo, e o coordenador-Geral de Regulação e Relações de Trabalho na Saúde, Benedito Augusto de Oliveira.

O Dr. Jorge Sale Darze, diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam, esteve presente no encontro e destacou a rejeição unânime de todas as propostas apresentadas até o momento que visavam entregar os hospitais do Ministério da Saúde, no Ri de Janeiro, ao setor privado. Ele exemplificou com a entrega de hospitais federais à administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

“Não adianta buscar alternativas inconstitucionais. A solução para o atual cenário é simples: realizar um novo concurso público, estabelecer carreira e oferecer uma revisão salarial para que os servidores do Ministério da Saúde possam trabalhar de maneira digna. O que os médicos da pasta querem é o respeito do poder público, materializado através de uma remuneração decente e condições adequadas de trabalho. E é na busca por essas condições que a Mesa de Negociação vai atuar”, detalhou Dr. Jorge S. Darze, médico do Ministério da Saúde há mais de 45 anos.

A próxima reunião da Mesa de Negociação Setorial do Estado do Rio de Janeiro está marcada para o dia 24 de abril, quando a bancada sindical formalmente apresentará suas propostas de pauta.

A expectativa é de que essas discussões possam contribuir significativamente para o aprimoramento do sistema de saúde no Rio de Janeiro, promovendo melhores condições de trabalho para os profissionais e, consequentemente, um atendimento mais eficaz e humanizado para a população. O diálogo contínuo entre as partes envolvidas é essencial para alcançar um consenso que beneficie a todos os envolvidos, consolidando assim um serviço de saúde mais justo e equitativo para todos.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x