O peão de branco

Artigos13 de novembro de 2017
O peão de branco

Está cada vez mais difícil exercer a medicina no Brasil. O médico está sendo exigido além dos seus limites. A população quer transformá-lo num mágico.

Trabalhando com uma ciência não exata, sujeito a intercorrências decorrentes da própria doença ou de procedimentos realizados, o médico é excessivamente cobrado no seu dia a dia profissional.

Ao contrário de épocas anteriores, o médico de hoje tem sua respeitabilidade e dignidade constantemente afetadas pelo usuário da sua profissão.

O médico brasileiro é o campeão de trabalhar sem garantias trabalhistas, sendo bastante explorado em seus direitos tanto em nível estatal como na iniciativa privada.

Existe, hoje, uma dicotomia entre a grande exigência de formação longa na especialização, subespecialização e na pós-graduação, levando à formação de médicos bem preparados que saem para um mercado de trabalho bastante adverso, com a sociedade não oferecendo a contra partida desejável para uma relação médico-paciente harmônica.

São visíveis as intenções de prejudicar o médico brasileiro. O SUS pagava até recentemente uma consulta médica com o irrisório valor. Os concursos públicos ultimamente oferecem salário para o médico em valores bem abaixo de outras categorias profissionais, inclusive de nível médio.

Há mais de 15 anos, as entidades médicas nacionais tentam a aprovação de piso salarial mínimo nacional decente, com os presidentes de plantão vetando o que foi aprovado no Congresso Nacional.

Também a relação com os planos de saúde (medicina de grupo) são traumáticas, estando hoje o médico brasileiro com dificuldade de escapar da exploração dessas empresas mercantilistas, de voracidade espantosa no tocante a seus lucros financeiros.

Juntando a tudo isso carga horária excessiva de trabalho, a começar da formação acadêmica, passando pela especialização e desembocando no exercício rotineiro da profissão e, acrescentando, o aumento da violência contra o médico nos serviços de urgência, não temos dúvida em afirmar que, infelizmente, hoje no Brasil o médico é um peão de branco.

Autor: Nilton Nunes 01/02/2005

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x