Aparatos Ideológicos – artigo de Geraldo Ferreira, publicado no Novo Jornal

Artigos27 de setembro de 2017
Aparatos Ideológicos – artigo de Geraldo Ferreira, publicado no Novo Jornal

A Escola está no centro da guerra pelas mentes. Para Althusser a Escola é um aparato ideológico, e para Paulo Freire a Educação pode dirigir-se à emancipação ou à domesticação diante da realidade posta. O entusiasmo esquerdista arrebatou as instituições de ensino nos anos 60. 

Acadêmicos e estudantes enlouqueceram com fantasias de libertação, afastando-se das disciplinas tradicionais e criando novos dogmas, além da matéria-prima do conhecimento. Os intelectuais e estudantes assumiram nessa forma teatral o papel de membros honorários da classe trabalhadora, enquanto ela própria desaparecia como força revolucionária. 

O pensador francês Louis Althusser, discípulo de Gramsci, descreveu então as instâncias da sociedade como Igreja, Família, Sindicatos, Imprensa, Justiça e Escola como aparelhos ideológicos, encarregados de Controlar o indivíduo e conformá-lo com a ideologia burguesa. 

Controlar os aparatos ideológicos do Estado que reproduzem a ideologia burguesa, colocar esses aparatos ideológicos e repressivos a serviço da classe revolucionária seria o trabalho a ser desenvolvido pelo intelectual que atua como força motora da história. 

O materialismo histórico é a ciência que deve questionar todas as ciências para libertá-las de seu resíduo ideológico. Toda mudança, parece, é o resultado de contradições que emergem das variadas estruturas da sociedade e podem aparecer como luta de classes ou confrontações intelectuais e ideológicas.

A contradição geral ou principal é a identificada por Marx o conflito entre as forças e as relações de produção. A filosofia marxista nega a categoria idealista de sujeito como origem. Para Althusser, o principal aparato ideológico é a Escola, onde deve se concentrar o esforço revolucionário para solapar a ideologia dominante e conquistar o poder. 

A Escola passa a ser assim um aparelho de doutrinação e propaganda revolucionária. Althusser reforça o Marxismo mostrando o poder da estrutura econômica sobre as não econômicas, sendo precondição para a compreensão da mudança das estruturas. Mas Engels já admitira que apenas em última instância o fator econômico determina o progresso social, e isso foi visto pelo próprio Marx na lei do desenvolvimento desigual. Para Roger Scruton as transformações têm causas políticas (relativa autonomia) e as estruturas econômicas podem ser geradas por escolhas políticas (ação recíproca), isso permite que o pensamento humano e as intenções sejam as causas primárias da mudança histórica.

Fonte: Geraldo Ferreira Filho   

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x