Lúcia Santos conversa com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

Notícias27 de novembro de 2023
Lúcia Santos conversa com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

A dra. Lúcia Santos, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) aproveitou a presença do Ministro do Trabalho e Emprego (MTE) na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva para apresentar a Federação, bem como falar sobre o trabalho dos médicos brasileiros.

Nesta segunda-feira (27), o ministro assinou portaria sobre Igualdade Salarial entre mulheres e homens e a dra. Lúcia Santos, como a primeira presidente mulher da Federação nesses 50 anos, cumprimentou o ministro pela iniciativa.

“É até vergonhoso replicar esta fala, mas alguns empregadores usaram como desculpa para a diferença salarial entre homens e mulheres, mesmo exercendo a mesma função, que a mulher ganha menos porque não sabe negociar. Isso é inadmissível”, disse Luiz Marinho.

Lúcia enalteceu a abordagem do ministro e destacou os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.

“Além de sua batalha contínua para assegurar condições dignas de trabalho e a proteção de seus direitos, a mulher ainda se depara com a árdua missão de lutar pela equidade e paridade salarial em relação ao gênero masculino. Essa luta feminina, marcada por tenacidade e resiliência, é crucial para superar as disparidades de gênero e construir um ambiente profissional mais justo e inclusivo.

O que muda com a portaria?

A portaria foi publicada nesta segunda-feira (27 de novembro) e entrará em vigor a partir do dia 1º de dezembro. O documento estabelece procedimentos administrativos para atuação do MTE em relação à fiscalização de mecanismos de transparência e critérios remuneratórios. Após a publicação do relatório, se for verificada na empresa qualquer desigualdade salarial e de remuneração pela fiscalização do MTE, o empregador será notificado a elaborar, num prazo de 90 dias, um plano de ação para mitigação da desigualdade, prevendo as ações a serem executadas.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

ACT: Fenam convoca bolsistas e tutores do PMpB para Consulta Pública
Fenam ingressa com ação judicial contra Jornal Folha de São Paulo
Fenam e IBDM articulam estratégias para acelerar aprovação do Piso Salarial dos Médicos
Presidente da Fenam participa de reunião de Conselho da AgSUS
0
Would love your thoughts, please comment.x