Negociações coletivas: Fenam se faz presente no 2º dia de evento do Ministério do Trabalho

Notícias28 de novembro de 2023
Negociações coletivas: Fenam se faz presente no 2º dia de evento do Ministério do Trabalho

O corpo jurídico do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), juntamente com a presidente do sindicato e da Fenam, Lúcia Santos, estiveram presentes na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, em comemoração à ratificação pelo Brasil da Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho, que trata do direito de Sindicalização e de Negociação Coletiva. O evento acontece nesta segunda e terça-feira (27 e 28), em Brasília.  

Apresentando o Painel sobre as “Perspectivas do Cenário Futuro do Mundo Sindical”, o assessor especial das Centrais Sindicais, Clemente Ganz, enfatizou a importância da força sindical. Ao lado dele, Sylvia Lorena, gerente executiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, também defenderam o fortalecimento do sistema sindical.

Para a Assessora Administrativa do Simepi, Isadora Santos, todas as considerações apresentadas no evento convergem para os temas que serão discutidos durante o 1º Congresso Sindical da Fenam, 11º Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico e 7° Fórum Médico – Jurídico do Piauí. “Durante o nosso congresso, teremos uma mesa dedicada à discussão sobre a Greve, destacando-a como uma estratégia fundamental de negociação coletiva. A importância desse equilíbrio nas negociações é evidente, pois sem ele, torna-se inviável que as partes consigam articular seus interesses de maneira justa, resultando em satisfação mútua.”

O advogado Pablo Forlan enfatiza que debates como estes ressaltam a relevância da negociação coletiva como meio de salvaguardar os direitos e interesses dos trabalhadores. 

Na mesma linha, o advogado Gilvan Andrade destaca a importância do comprometimento do Governo brasileiro com essas questões. “O encontro de hoje nos deixou otimistas, pois, diante das recentes reformas trabalhistas e decisões judiciais, percebíamos um enfraquecimento dos setores sindicais. Contudo, eventos como este promovido pelo Ministério do Trabalho, revelam que essa não é apenas uma preocupação dos trabalhadores, mas também das autoridades.”

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x