Fenam marca presença no VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas

Notícias22 de setembro de 2023

Nos dias 21 e 22 de setembro, Brasília foi palco do VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas, um evento de grande relevância para a comunidade médica. A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) não poderia deixar de estar presente nesse encontro oportuno.

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Medicina, contou com a participação do Conselheiro Fiscal da FENAM, Dr. Francisco Leal Junior. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da sensibilidade que os médicos devem cultivar, especialmente por meio do estudo de matérias humanas.

“Gostaria de lembrá-los que é essencial a sensibilidade que o médico tem que desenvolver principalmente através da arte e o estudo da sociologia, filosofia, ética, bioética, entre outras matérias, para que a gente não somente construa uma relação digna com nossos pacientes, mas para que preservemos a dignidade e a humanidade do nosso trabalho em um mercado cada vez mais desumano. Em uma sociedade onde a tecnologia cada vez mais nos distancia uns dos outros. Onde a tecnologia, a informática e a inteligência artificial jamais vão substituir a capacidade que nós temos de entender um ser humano para além da sua existência física neste planeta”. Leal concluiu seu discurso com um apelo: “Que este Congresso nos dê a coragem de manter nossa profissão como uma das mais humanas e respeitáveis de nossa sociedade.”

O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, aproveitou a oportunidade para destacar a crescente importância da Bioética nos dias atuais.

“A Bioética é um campo de conhecimento muito jovem, mas fundamental na construção de uma ponte para o futuro que sonhamos, ético, justo, solidário e livre das desigualdades. Nesse evento, sairemos melhores do que entramos.  Vamos juntos aprender e ampliar nossa visão do mundo, para assim, contribuir para uma prática médica que vai além das dimensões exclusivamente biológicas”.

O VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas ofereceu uma programação diversificada, incluindo conferências, oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos de estudantes de Medicina e mesas redondas que debateram temas relevantes, como a presença e as perspectivas da humanidade na formação e na prática médica.

A Fenam orgulha-se de ter sido parte integrante deste evento crucial para a comunidade médica e espera que as discussões e aprendizados compartilhados neste congresso continuem a fortalecer o compromisso dos médicos com a humanidade e a ética em sua profissão.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
Nota de repúdio
São Paulo será sede de Simpósio Internacional de Câncer de Mama
Aposentadoria especial: Fenam se reúne com escritório Riedel
0
Would love your thoughts, please comment.x