NOTA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS AOS MÉDICOS E TRABALHADORES DA EBSERH

Notícias6 de julho de 2023

Acerca do acordo coletivo com a EBSERH e a cobrança de 1% sobre o salário base como contribuição assistencial para manutenção das Entidades negociadoras, cabe esclarecer:

1. O desconto em folha é único e não mensal. As negociações são coletivas e essa é a única maneira de se ter alguma força para negociar com o empregador.

2. Há custos envolvidos com advogados, deslocamento de pessoas para reuniões, mobilizações, manifestações ou greves.

3. Cada categoria precisa se fazer representar para defender seus interesses de salários, jornadas de trabalho e vantagens diversas.

4. A falta de representação da categoria nessas mesas de negociação pode representar perdas significativas e irrecuperáveis.

5. Negar-se a contribuir financeiramente para a luta das representações só enfraquece as Entidades, tornando o Empregador livre de pressões, cujo resultado é achatamento salarial, imposição unilateral de jornadas e retirada de benefícios.

6. Ninguém individualmente, de qualquer categoria tem força sequer para ser ouvido, imagine negociar qualquer aumento ou benefício. Só organizados nas Entidades tem-se a possibilidade e a força de negociar as questões do trabalho.

7. Apesar do direito de se opor ao desconto, o trabalhador que assim procede finda se aproveitando de outros que financiam as lutas por seus ganhos, não sendo justo com os próprios colegas.

8. Os problemas que se avolumam sobre todas as categorias, com perdas de direitos, compressão e precarização do trabalho, reformas administrativa com perda da estabilidade, aposentadoria com aumento da idade e pensões para dependentes com diminuição dos valores, é urgente, mais do que nunca participar e fortalecer as Entidades representativas da categoria.

9. Enfraquecer ou destruir a Entidade representativa sempre terá repercussões negativas sobre o trabalho, marcadamente sobre as condições de trabalho e a remuneração.

10. Chamamos a atenção para que o trabalho das Entidades seja reconhecido e valorizado, que todos participem das discussões e acompanhem as negociações. Temos no nosso trabalho problemas, dificuldades e necessidades, e só uma Representação Sindical forte é capaz de conduzir a luta por condições de trabalho dignas e salário justo.

 Brasília, 06 de junho 2023

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x