NOTA FENAM

Notícias6 de julho de 2023

Proposta de Reforma Tributária do Governo Federal e seu impacto nos médicos brasileiros

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), entidade representativa dos médicos brasileiros, vem a público expressar sua preocupação em relação à proposta do arcabouço fiscal apresentada pelo governo federal e seus possíveis efeitos negativos sobre a classe médica e a saúde no Brasil.

Como representantes de uma categoria profissional essencial para a sociedade, entendemos a necessidade de medidas de ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas e promover o desenvolvimento econômico sustentável. No entanto, é fundamental que essas medidas sejam implementadas de maneira justa e equilibrada, preservando os direitos dos médicos e garantindo a qualidade do atendimento médico no país.

A proposta do arcabouço fiscal do governo federal, inclui medidas que poderão afetar diretamente o exercício da profissão médica. Dessa forma, a FENAM considera imprescindível que o governo considere de forma sensível as especificidades da profissão médica e os impactos dessas medidas sobre os profissionais da saúde e seus pacientes.

Cabe ressaltar que os médicos têm papel fundamental no sistema de saúde, atuando na promoção, prevenção e tratamento de doenças, bem como no enfrentamento de epidemias e pandemias, como a que estamos vivendo atualmente com a COVID-19. Portanto, é essencial que as condições de trabalho e as remunerações sejam adequadas e justas para garantir a motivação e a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, é crucial considerar que a saúde é um direito fundamental dos cidadãos e um dever do Estado. Qualquer medida que prejudique a capacidade dos médicos em exercer suas atividades de forma plena e eficiente afeta diretamente o acesso à saúde e a qualidade do atendimento prestado à população.

Nesse sentido, a FENAM solicita ao governo federal que dialogue com as entidades representativas dos médicos , de forma a construir uma proposta de arcabouço fiscal que leve em consideração as necessidades dos profissionais da saúde e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando assim a continuidade e a excelência dos serviços médicos prestados à população brasileira.

A FENAM reitera seu compromisso em defender os interesses e direitos dos médicos brasileiros, assim como luta pela garantia do pleno acesso à saúde para todos os cidadãos. Estamos à disposição para contribuir com o diálogo e a construção de soluções que permitam a manutenção da qualidade do atendimento médico no Brasil.

Federação Nacional dos Médicos (FENAM)
05/07/2023

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
0
Would love your thoughts, please comment.x