Médicos defendem prerrogativas e diálogo

Notícias1 de novembro de 2022
Médicos defendem prerrogativas e diálogo

O Senado Federal realizou sessão solene pelo Dia do Médico, na tarde desta segunda-feira. Em suas falas, os representantes das entidades médicas reafirmaram que os médicos defendem prerrogativas e diálogo sobre os rumos da medicina e da assistência em saúde no Brasil.

Os pontos em destaque constam na Agenda dos Médicos para a Saúde do Brasil. Esse documento foi entregue a todos os candidatos à Presidência, no primeiro turno das eleições. E dele constavam propostas e demandas com foco na valorização do médico, do ensino da medicina, melhor financiamento da saúde, em defesa do Revalida e da obrigatoriedade de registro nos Conselhos Regionais de Medicina para exercício da atividade no Brasil.

Presidindo a sessão, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) saudou todos os médicos. Também reconheceu a importância e os desafios da profissão e a necessidade de dar aos profissionais de saúde os meios para executar dignamente sua função. “Teremos um novo governo. Mas nos hospitais não há novo tempo, o tempo é o agora”, afirmou, dando a noção da urgência que a garantia de assistência em saúde de qualidade para a população brasileira.

Defesa de prerrogativas e diálogo

O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, destacou a abertura para o diálogo e enfatizou a defesa da medicina brasileira. “Não é aceitável que se tenha uma medicina para ricos e outra para pobres”, afirmou o presidente do CFM.

O senador Guaracy Silveira (PP-TO) destacou que todos temos motivos para agradecer a um médico e discorreu sobre contribuições históricas de médicos e pesquisadores. Contribuições essas, que melhoraram e aumentaram a expectativa da vida humana.

Convidados, médicos da Secretaria de Estado de Saúde do DF, discorreram sobre a abnegação do profissional da medicina no exercício de sua atividade e da valorização da ética e da boa formação do profissional da área.

Explanaram sobre o desempenho dos médicos na luta para salvar vidas na pandemia da covid-19. Também apontaram a necessidade de união da classe médica em torno de suas entidades representativas. O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Gutemberg Fialho, destacou a importância da atividade médica. “Ser médico é uma experiência fantástica e poucas pessoas têm a oportunidade de vivenciar o que vivenciamos”, disse. “As dificuldades e desafios são enormes, mas com união, trabalho e estratégia, nós os superaremos”, enfatizou Dr. Gutemberg.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x