Sessão solene do Dia do Médico 2022

Notícias18 de outubro de 2022
Sessão solene do Dia do Médico 2022

O plenário da Câmara dos Deputados teve a maior frequência dos últimos anos, na sessão solene comemorativa do Dia do Médico, nesta terça-feira, 18. “Essa participação demonstra o ânimo e a vontade do médico de melhorar as condições de assistência à população”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Gutemberg Fialho.

O Plenário Ulysses Guimarães ficou lotado de médicos, estudantes de medicina, representantes de entidades médicas e parlamentares médicos e ligados à àrea da saúde.

A audiência foi realizada por requerimentos apresentados pelos deputados Zacharias Calil (UNIÃO-GO) e Hiran Gonçalves (PP-RR), da Frente Parlamentar Mista da Medicina, e contou com as presenças dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Victor Godoy.

Nas falas dos participantes foram destacados a dedicação dos médicos no enfrentamento à pandemia da covid-19 e homenageados os 893 médicos que perderam as vidas nesse período.

O dia a dia do médico no Brasil

Nos discursos foi enfatizada a necessidade de melhorar o financiamento da saúde pública no Brasil e de reajuste da Tabela SUS. Destacou-se a necessidade de garantir educação médica de qualidade, da avaliação da formação médica tanto por meio do Revalida quanto das escolas de medicina em funcionamento no país e valorização dos programas de residência médica.

Foi dada ênfase à importância da valorização do profissional da medicina e a necessidade de oferecer condições dignas de trabalho aos médicos brasileiros, com remuneração justa, meios para dar assistência digna e segurança. Não ficou fora a demanda da criação da carreira médica de Estado, para interiorização sustentável da medicina em localidades desprovidas de serviços de saúde estruturados.

“Todos esses aspectos e outros foram inseridos na Agenda dos Médicos para a Saúde do Brasil, encaminhada aos candidatos à Presidência da República no primeiro turno das eleições”, aponta o presidente da FENAM.

Tensão eleitoral

O evento também foi palco de manifestações de preferência de médicos eleitores dos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais. “É natural que as pessoas expressem os seus posicionamentos. Temos, no entanto, que ter em mente, que a classe médica tem que seguir unida em prol da defesa do exercício da nossa profissão e pelo direito do paciente à assistência à sua saúde com qualidade”, destaca o secretário geral da FENAM, Carlos Fernando.

A diretora de Assuntos Jurídicos da Federação, Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos, do Piauí, e a diretora adjunta Francine Leão Rodrigues Acar Pereira, de Goiás, também compareceram ao evento.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x