Sinmed-MG cria núcleo de combate ao exercício ilegal da medicina

Notícias14 de outubro de 2021
Sinmed-MG cria núcleo de combate ao exercício ilegal da medicina

Em mais uma iniciativa pioneira, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) acaba de criar o Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina. O objetivo do núcleo é disponibilizar aos médicos e pacientes um canal para acolher denúncias sobre a prática irregular de atividades que são exclusivas dos profissionais com formação em Medicina.

Fazem parte do núcleo o secretário-geral do Sinmed-MG, Maurício Meireles Góes;  o diretor Jurídico Institucional, Ricardo Hernane;  e o assessor Jurídico Daniel Mendes.

Entrevista do secretário-geral do Sinmed-MG, Maurício Góes

 O que levou o Sinmed-MG  a criar o  “Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina”?

Defender as prerrogativas da atuação médica e a segurança dos pacientes no que se refere aos procedimentos de saúde, além de defesa do trabalho e das condições de trabalho médico, são de responsabilidade do nosso sindicato.

A criação do núcleo é mais uma iniciativa nesse sentido, ao disponibilizar aos médicos e sociedade um canal para acolher denúncias sobre a prática irregular de atividades que são exclusivas do ato médico. A inspiração veio após a nossa visita ao Simers – Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, em setembro último, que conta com iniciativa semelhante, desde 2019  e  que já conta com mais de 230 denúncias.

Qual a  importância da iniciativa  para a população?

Além de defendermos o médico, essa é uma iniciativa que contribui também para proteger a saúde da população.  É importante conscientizar a sociedade sobre os riscos na realização de procedimentos médicos por pessoas não capacitadas, muitas vezes sem condições de reparo ou controle em caso de complicações. Por isso, o canal está aberto a receber dúvidas e denúncias também dos pacientes que suspeitem que atos médicos estão sendo praticados por terceiros.

 Depois de receber a denúncia como será a atuação do Sinmed-MG?

Os membros do núcleo farão a análise das denúncias segundo a legislação vigente,  em  conjunto com o departamento Jurídico. Caso aprovado, o departamento fará um  parecer com as ações que poderão ser tomadas, como: encaminhamento de ofício ao Ministério Público ou seus respectivos conselhos, acionamento de juizados especiais, Anvisa ou demais órgãos competentes.

Ressalto que o trabalho do núcleo está baseado na Lei do Ato Médico (L12842/2013), que regulamenta a atividade profissional no país e estabelece limites sobre a atuação de profissionais com outras formações.

COMO DENUNCIAR

• As denúncias sobre situações em que haja suspeita sobre a prática ilegal de alguma atividade médica deverão ser enviadas via Whatsapp 31-99242711 / 31-99302-0106 ou e-mail denuncia@sinmedmg.ogr.br

• Além do registro por escrito, será possível anexar fotos, vídeos ou outros arquivos

• O sigilo será garantido.

Fonte: Sinmed-MG

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x