Pediatria: projeto de reestruturação é apresentado no SIMEPI

Notícias3 de março de 2021
Pediatria: projeto de reestruturação é apresentado no SIMEPI

Pediatras que atendem na rede municipal de saúde, em Teresina, estiveram na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) para conhecer o projeto de reestruturação da assistência pediátrica, feita pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (01), no auditório da entidade, contou com a presença da Dra. Fátima Garcez, coordenadora da Diretoria de Assistência Especializada (DAE) da FMS, além de membros que auxiliaram na criação e execução do projeto. A oportunidade serviu para que os profissionais tirassem suas dúvidas e fizessem comentários referentes a essa mudança na capital.

Com a reorganização da rede hospitalar de Teresina, o Hospital do Parque Piauí, na zona Sul da capital, passou a ser exclusivo para crianças, e concentrará tanto os casos Covid como não Covid desta faixa etária. Com isso, ele deixa de ser porta aberta para atendimentos de urgência e emergência, tanto em pediatria como para adultos, e passa a receber somente pacientes regulados para internação. 

Entre as justificativas da centralização de atendimentos pediátricos no Hospital do Parque Piauí:

  • Crescente de casos COVID-19 com necessidade de internação na Rede Municipal de Saúde;
  • Necessidade de aumentar a oferta de leitos clínicos COVID afim de adequar-se à crescente demanda;
  • Considerando que, no planejamento para incremento de leitos, percebeu-se a necessidade de remanejamento de leitos pediátricos afim de otimizar recursos humanos especializados e não comprometer a segurança do atendimento pediátrico não-COVID.

Posts Relacionados

Publique seu comentário