Fenam pede isonomia na ação “O Brasil conta comigo”

Notícias8 de maio de 2020
Fenam pede isonomia na ação “O Brasil conta comigo”

Para a Fenam, benefício concedido a estudantes deve ser dado a médicos formados e incentivaria adesões à luta contra a pandemia de covid-19.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) enviou ofício ao ministro da Saúde, Nelson Teich, no qual pede isonomia de tratamento a todos os médicos que atuam no atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19 em relação à concessão de bônus de pontuação de 10% nos processos de seleção para programas de residência médica, cursos de especialização e para ingresso no serviço púbico por concurso.

O assunto foi retomado em teleconferência organizada pela Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), realizada na tarde do dia 11, da qual participaram o presidente da Fenam, Gutemberg Fialho, e o secretário geral da entidade, Carlos Fernando. Teich foi o convidado especial nessa reunião.

A Lei Federal no 13.979/2020, que criou a ação estratégica “O Brasil conta comigo”, estabelece que esse benefício será dado aos alunos do 5º e 6º anos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. “É digno de elogio o estudante que venha se somar aos esforços contra a pandemia e a recompensa é devida, mas não seria justo deixar de conceder o mesmo benefício ao médico já formado e que queira ingressar em uma especialização, até porque é de interesse do SUS e da sociedade ter especialistas nas diversas áreas”, afirma o presidente da Fenam, Gutemberg Fialho.

“A própria pandemia demonstra que precisamos de mais intensivistas, por exemplo”, cita o presidente da Federação. A medida proposta pela Fenam teria também o efeito de incentivo para o ingresso de profissionais já formados e em exercício nas fileiras do combate à pandemia de covid-19. 

Veja a integra do documento.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x