Pandemia Covid-19 – Orientações da Fenam

Notícias23 de março de 2020
Pandemia Covid-19 – Orientações da Fenam

Sindicatos e demais entidades médicas cobram das autoridades medidas e equipamentos adequados para a proteção do médico, que precisa permanecer saudável para cuidar da população

Neste período de combate à pandemia Covid-19, aumenta nossa responsabilidade na defesa dos colegas médicos que estão na ponta do atendimento.

Neste sentido, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), incentiva os sindicatos afiliados a orientar o médico com sinais de gripe a informar imediatamente a chefia e apresentar atestado médico para afastamento do trabalho. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o prazo desse afastamento será de 14 dias.

Lembramos que os médicos com doenças crônicas, com imunodepressão, quem tem idade a partir de 60 anos e gestantes, que constituem grupos de risco mais suscetíveis a desenvolver os sintomas graves da doença, também precisam se proteger.

Eles devem apresentar relatório de seu médico assistente e atestado para afastamento do trabalho por incapacidade pelo prazo de 30 dias para a proteção de suas vidas e solicitar teletrabalho. Se for concedida essa alternativa, o afastamento poderá ser suspenso. Se não, o afastamento do trabalho deverá ser renovado enquanto durar a pandemia.

Com o reconhecimento da transmissão comunitária do Coronavírus pelo Ministério da Saúde, todo paciente passou a ser considerado suspeito de infecção. Portanto, a partir de agora, os médicos devem atender usando máscara N95, N99, PFF2 ou PFF3, luvas, óculos ou máscara facial e capote. O paciente deve usar máscara cirúrgica.

Além disso, médicos e demais servidores da saúde devem usar roupa privativa para o ambiente de trabalho e deixá-las na unidade de saúde e, assim, evitar transportar o vírus para casa.

É indispensável cobrar das autoridades a adoção de medidas e abastecimento adequado de equipamentos de proteção individual para preservar nossos colegas que se colocam na linha de frente de defesa da nossa população.

Vamos vencer a luta contra a pandemia Covid-19!

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x