FENAM recorre à Justiça para que a prefeitura de Duque de Caxias (RJ) pague os salários atrasados e o 13º de 2017 aos seus médicos

Notícias3 de dezembro de 2018

A assembleia realizada pelos médicos do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (29), com a participação do presidente da FENAM, Jorge Darze, foi marcada pela indignação dos servidores, que além se serem submetidos a uma jornada de trabalho intensa, continuam com os salários em atraso. O último mês recebido foi o de setembro, e não há previsão para o pagamento de outubro e novembro. Além disso, eles ainda não receberam o 13º salário de 2017, e nem a metade do 13º deste ano, conforme determina a lei. 

Diante dessa grave situação, o departamento jurídico da Federação já está agindo para tentar obter na Justiça uma decisão que obrigue o prefeito Washington Reis a colocar em dia os salários e a adotar um calendário regular de pagamentos. Como o Sindicato dos Enfermeiros obteve, esta semana, uma decisão judicial que dá prazo de 15 dias para que os salários dos enfermeiros sejam quitados, a FENAM espera que essa medida represente um precedente facilitador junto ao judiciário.

Por ocasião da última greve realizada pelos servidores no início deste ano, com o apoio da FENAM, foi feito um acordo entre Darze e o prefeito, que garantiu a suspensão do movimento, mediante a garantia de que o pagamento dos salários seria regularizado a partir de fevereiro.

“A situação enfrentada hoje pelos médicos e demais profissionais de saúde da rede municipal em Duque de Caxias, revela a total irresponsabilidade do governo no tratamento do bem público, já que o prefeito está descumprindo o acordo que ele mesmo estabeleceu para que a greve fosse encerrada”, salientou o presidente da FENAM. 

Os médicos do município pretendem fazer uma manifestação pública, no dia 10 ou 12 de dezembro, em frente ao Hospital Duque de Caxias, com a participação dos profissionais de saúde e pacientes da unidade. Na ocasião, eles vão denunciar a forma desrespeitosa como o prefeito trata a categoria.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x