Deputado médico Hiram Gonçalves será o novo presidente da Frente Parlamentar da Medicina no Congresso Nacional

Notícias3 de dezembro de 2018

O deputado federal reeleito Hiran Gonçalves (PP/RO) será o novo presidente da Frente Parlamentar da Medicina no Congresso Nacional, substituindo o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), que assumirá o Ministério da Saúde, a convite do presidente eleito Jair Bolsonaro. A troca de comando entre os dois parlamentares médicos foi definida, na última quarta-feira (28), durante reunião do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), realizada na sede da Associação Médica de Brasília, em Brasília, e que contou com a participação do presidente da FENAM, Jorge Darze, e representantes de outras entidades médicas de âmbito nacional.

O IBDM, que completou um ano de existência, foi criado como órgão auxiliar da Frente Parlamentar, para garantir o seu funcionamento. Ele é constituído pela FENAM, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e Federação Médica Brasileira (FMB), e pelas entidades regionais a elas vinculadas. 

Até aqui, a Frente Parlamentar foi presidida por Mandetta, por ser o principal interlocutor do movimento médico e que assumiu no Congresso Nacional um importante papel na defesa dos interesses da categoria. 

A reunião do IBDM marcou, ao mesmo tempo, a despedida de Mandetta à frente da atividade e a transmissão da presidência para o colega parlamentar. As entidades médicas presentes reconheceram a importância que o futuro ministro teve para a criação da Frente e do Instituto, e também a significação da continuidade que se dará sob a presidência do deputado Hiran Gonçalves. 

Ainda durante o encontro, ficou deliberado que o IBDM fará, em fevereiro do ano que vem, uma recepção para os parlamentares médicos reeleitos e para os eleitos pela primeira vez, com o objetivo de dar início à consolidação da atuação da Frente Parlamentar no Congresso Nacional. Entres as suas principais metas estão o encaminhamento dos projetos de lei que interessam à categoria médica, entre eles o da Carreira Médica de Estado, do Revalida, e do piso salarial da FENAM, além de outras proposições que estão tramitando no legislativo federal.

Related Posts

Post your Comment

Notícias Recentes

Um dia produtivo na sede da FENAM!
JUNTOS PELA NOSSA MEDICINA!!
Fenam marca presença no VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas
Reportagem completa sobre o Programa Mais Médicos.