Servidores do HFB exigem exoneração da direção do hospital

24 de julho de 2018

Na manhã desta segunda-feira (23), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, e o diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente da entidade, Dr. José Antônio Romano, estiveram presentes na assembleia geral dos servidores do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB),  realizada na Praça da Liberdade, localizada dentro do hospital. O encontro aprovou por unanimidade o pedido de exoneração da atual diretoria da unidade, que permanece omissa diante da crise enfrentada pelo HFB.

Estiveram presentes também representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (SINDSPREV) e da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social (FENASPS).

A praça  é um local importante na história de luta dos servidores do HFB. Durante o governo Collor, os servidores estavam insatisfeitos com a direção do hospital e, após nove meses de luta, conseguiram derrubar a médica que dirigia a unidade. Agora, os servidores se reúnem novamente, no mesmo local, com o mesmo propósito.

A assembleia reuniu um grande número de servidores, que discutiram junto às entidades sindicais a crise do HFB, em especial, a falta de insumos e o déficit de recursos humanos. Foi relatada a situação da Emergência do hospital, que foi inaugurada, mas não tem médico para atender a população. Apesar de já autorizada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão por meio da Portaria Interministerial nº 58, a contratação de profissionais para completar as equipes que estão desfalcadas é constantemente adiada. Por conta disso, o movimento passou a exigir, também, a exoneração da direção do hospital.

Na última semana, diversas denúncias de assédio moral foram apresentadas pelos servidores da unidade. A assembleia serviu para dar uma resposta a essa situação.

Também foi realizada a votação do documento redigido pelo Corpo Clínico do HFB que cobra uma solução para todos os problemas enfrentados pelo hospital e que foi protocolado no gabinete do deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ), a fim de verificar se todos os servidores, e não só do Corpo Clínico, estavam de acordo com as propostas de reivindicação. Logo após a sua leitura, o documento foi aprovado. O movimento conta com o apoio de diversos parlamentares federais do Rio de Janeiro, que estão empenhados na defesa do HFB e na marcação dessa audiência com representantes do governo.

Darze se manifestou denunciando as mazelas que o hospital vem sofrendo e cobrando providências do Ministério da Saúde em relação à contratação de novos funcionários. “A FENAM pretende solicitar uma audiência para que esse assunto seja levado pessoalmente ao Ministro da Saúde, pedindo não só o abastecimento, não só a contratação dos novos profissionais, mas também reconhecendo que com a atual direção é impossível o hospital se recuperar”, afirmou o presidente.


Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x