A luta por melhores condições de trabalho

27 de abril de 2018
Neste dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho, que é uma homenagem a uma greve ocorrida em Chicago (EUA) no ano de 1886, que ocasionou na morte de vários operários. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.


A chegada dos imigrantes europeus ao Brasil trouxe ideias sobre princípios organizacionais e leis trabalhistas, já implantadas na Europa. Assim, com essa influência, os operários brasileiros começaram a se organizar para conquistar vitórias na relação de trabalho com os patrões. 


Em 1917, aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo então presidente Artur Bernardes. A data, desde então, é marcada por diversas ações voltadas aos trabalhadores. 


No entanto, somente no dia 1º de maio de 1943, foram anunciadas as leis brasileiras sobre o trabalho, conhecidas como Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). No ano passado, a CLT foi alterada pela lei 13.467, resultado da Reforma Trabalhista. 


De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, as modificações trazidas pela nova lei geraram a cassação de direitos trabalhistas. Estabeleceu regras perversas de trabalho, transformando a relação entre empregado e patrão desigual. “A Reforma Trabalhista não poupou nem as trabalhadoras grávidas nos ambientes insalubres”, disse.


Com a nova lei, todos os trabalhadores, como os médicos, e também as entidades de classe, como os sindicatos e federações, foram atingidos e prejudicados. Nessa data comemorativa, a FENAM lembra sobre a importância de continuar na luta por melhores condições de trabalho e remuneração para os médicos, além da defesa da saúde brasileira.  



Saiba mais sobre a posição da FENAM sobre a Reforma Trabalhista: clique aqui.  



Lei 13.467 na íntegra clique aqui.   

Fonte: FENAM, com informações Governo do Brasil

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x