Hospital de Bonsucesso adia abertura da nova emergência por falta de médicos

23 de fevereiro de 2018

Após mais de seis anos de obras, a nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) tem sua inauguração adiada mais uma vez, a despeito de uma decisão judicial determinando a reabertura para a próxima quarta-feira.

Com obras finalizadas e equipamentos instalados, os 2.600 m² da nova emergência ainda não receberam o principal: médicos e outros profissionais de saúde para atender a população. Em audiência na 11ª Vara da Justiça Federal, onde tramita, desde 2012, uma ação civil pública que pede a reforma e reabertura da emergência, a direção do HFB informou, em outubro passado, que seriam necessários 200 médicos.

— A inauguração foi adiada e estamos aguardando a chegada de profissionais de saúde para a nova emergência e também para outros setores do hospital — disse o presidente do Corpo Clínico do HFB, Baltazar de Araújo Fernandes.

Ontem, 67 pacientes estavam internados na “emergência de lata”, que funciona em contêineres com capacidade para 30 leitos. Para a nova emergência não abrir já superlotada, 37 pacientes teriam que ser transferidos para enfermarias. A direção do hospital, então, suspendeu internações eletivas (que não são de emergência) para abrir vagas nas enfermarias. A medida foi cancelada ontem depois que o Ministério da Saúde determinou o adiamento da inauguração do novo setor.

O Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde informou, no entanto, que o novo espaço passará a ser utilizado “nos próximos dias”, sem definir uma data. Mas afirmou também que o perfil de atendimento da nova emergência está em fase de definição, estabelecendo-se protocolos de atendimento. Só depois, serão contratados os profissionais.

— Será uma emergência referenciada para as especialidades cirurgia geral, cardiologia e urologia. Isso está sendo pactuado com estado e município — explica Fernandes.

Em reunião marcada para esta sexta-feira, representantes do DGH e das secretarias de Saúde do estado e do muncípio do Rio pretendem assinar um documento que estabelece o funcionamento do novo setor e o fluxo de pacientes.

Nesta quinta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Darze, se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília, e entregou um documento assinado pelo Corpo Clínico do HFB. Nele, os profissionais afirmam que “decidiram pela não abertura do novo setor de emergência, sem que as condições necessárias para o seu funcionamento estejam presentes, principalmente a contratação dos recursos humanos necessários”.

De acordo com o defensor público da União Daniel Macedo, que participou da audiência em que a data de inaguração foi determinada, o adiamento da reabertura do setor implicará em multas para o diretor do Hospital de Bonsucesso e para o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

— A emergência do Hospital Federal de Bonsucesso é mais uma obra como tantas outras no Brasil. Quando se pensa em construir, o gestor deveria saber o que é necessário para a entrega. No caso da emergência, além da construção, é necessário mobiliário, maquinário, pessoal e insumos e medicamentos. Tudo isso é previsível quando se pensa em construir uma emergência. O Ministério da Saúde já gastou pelo menos R$ 21 milhões com essa obra. A Defensoria Pública da União vai pedir a imposição de multa na pessoa do diretor geral do hospital e do secretário de Atenção à Saúde no valor de mil reais por dia de atraso, a ser debitada na fonte de pagamento. Eles também serão representados por ato de improbidade admistrativa se a emergência não for inaugurada na data marcada — disse Macedo.

A nova emergência tem 20 leitos de observação para adultos, separados em duas salas (feminino e masculino), dez pediátricos, dez de CTI e quatro na sala vermelha. Há ainda uma sala com dez poltronas para aplicação de medicação em adultos e outra também com dez poltronas para crianças.

Fonte: Extra

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x