FENAM e CNM discutem sobre a saúde dos idosos com secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

26 de janeiro de 2018

Nesta quinta-feira (25), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, e o presidente e vice-presidente da Confederação Nacional dos Médicos (CNM), Dr. Geraldo Ferreira e Dr. Otto Baptista, respectivamente, estiveram reunidos com a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos, Maria Socorro Medeiro de Moraes.

O objetivo do encontro foi debater sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente passa por uma forte crise que atinge todos os profissionais da Saúde e também os pacientes. 

 Os representantes das entidades médicas também relataram à secretária sobre a situação em que os idosos passam na Rede Pública de Saúde. De acordo com os doutores, é muito importante que o governo se mobilize para que a população idosa possa ser de fato tratada com dignidade e receba uma atenção maior. 

Para Darze, é necessária uma intervenção do Ministério da Saúde e dos Direitos Humanos a fim de solucionar essa questão o mais rápido possível. “Nós precisamos unir esforços para que, não só os idosos, mas toda a população brasileira receba tratamento médico adequado. Para isso, é extremamente necessário que os médicos também tenham melhores condições de trabalho”, relatou.  

Darze destacou ainda que a Constituição Federal reconhece a Saúde como um direito social fundamental, de forma que o Estado tem o papel de efetivá-la por meios de Políticas Públicas sociais e econômicas. 

Segundo Baptista, o idoso necessita de um atendimento de qualidade e para isso, o governo precisa investir mais recursos na área da saúde pública. “Quando os idosos necessitam de uma vaga mais avançada e especializada no SUS, acabam em filas de espera que demoram anos, pois a rede pública precisa ampliar os atendimentos e o quadro de servidores médicos”, relata. 

Ferreira considera relevante e urgente essa ação governamental. “É importante que os médicos também estejam inseridos para encontrar uma resolução para a assistência aos idosos na rede pública de saúde e que eles possam ser tratados com dignidade”, declara.

A secretária considera a discussão necessária, porque se trata do direito à vida. Moraes se comprometeu a buscar junto com as entidades a resolução desse problema.

Ao final da reunião, os dirigentes convidaram a secretária e também a ministra, Luislinda Dias de Valois Santos, para visitar alguns hospitais da rede pública do país, para que juntos possam avaliar e apontar uma solução para o caos da Saúde brasileira. 

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x