Centrinho abre inscrições para cursos gratuitos na área da saúde

9 de janeiro de 2018
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru está com processos seletivos abertos que oferecem, ao todo, 127 vagas para cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de extensão na área da saúde. A grande novidade, neste ano, é o Programa de Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, inédito na instituição.
 

Os cursos são gratuitos e voltados a pessoas com graduação em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, pedagogia, serviço social, terapia ocupacional e áreas afins. As inscrições para alguns cursos já estão abertas e serão recebidas até o mês de janeiro.
 

Atuante na área de ensino há mais de duas décadas, o HRAC é reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, e já titulou, no total, mais de 1.400 mestres, doutores e especialistas.

Residência Médica

Com apenas uma vaga, a Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é um programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Medica (CNRM/MEC) e terá duração de um ano, com início em 1º de março.
 

O pré-requisito para ingresso é já ter concluído residência médica nas áreas de cirurgia plástica, otorrinolaringologia e/ou cirurgia de cabeça e pescoço. As inscrições já estão abertas e serão recebidas até o dia 19 de janeiro, exceto no período de 23 de dezembro a 1º de janeiro e aos sábados, domingos e feriados.
 

O programa terá coordenação do professor Nivaldo Alonso, professor da disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e desde 2008 na coordenação da equipe de Cirurgia Craniofacial do HRAC.
 

Mestrado e Doutorado

Já o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 27 vagas, 17 para mestrado e dez para doutorado, com início em 5 de março.
 

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade de dedicação integral ao curso, incluindo atividades ambulatoriais e assistenciais no hospital; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico científico (para candidatos ao doutorado).
 

Com 20 anos de existência, em 2017, o programa teve sua nota de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elevada para 5, que representa nível de excelência.
 

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e termo de compromisso estão disponíveis nesta página. As inscrições estão abertas e serão recebidas, em dias úteis, de 3 a 26 de janeiro.

Especializações em Odontologia

Para as especializações em Odontologia, são oferecidas 72 vagas, voltadas a pessoas com graduação em Odontologia. Os cursos são nas áreas de Dentística (12 vagas), Endodontia (seis), Odontopediatria (12), Ortodontia (12), Periodontia (oito), Prótese Dentária (12) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (dez).
 

As especializações têm dois anos de duração, de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2020, e as cargas horárias variam de 20 a 40 horas semanais, conforme o curso. As inscrições para as especializações serão recebidas no período de 15 a 26 de janeiro.

Aprimoramento, práticas profissionalizantes e atualização

O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP-2018) em Reabilitação em Anomalias Craniofaciais oferece 11 vagas com bolsas de estudo no valor bruto mensal de R$ 1.044,70, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O público-alvo são profissionais que concluíram a graduação em 2016 e 2017, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
 

Com duração de um ano – de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 –, o aprimoramento tem carga horária de 40 horas semanais. O aprimorando deverá dedicar-se exclusivamente ao Programa durante os 12 meses. O período de inscrição será de 2 a 18 de janeiro.
 

Já a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial oferece oito vagas para candidatos com graduação em Odontologia. O curso tem duração de um ano, de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019, com 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas. As inscrições serão recebidas de 15 a 26 de janeiro.
 

Também são oferecidas duas vagas para a Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial), voltada a profissionais graduados em Medicina, com Residência Médica em Otorrinolaringologia concluída. Com duração de um ano, o curso será oferecido de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2019. A carga horária é de 40 horas semanais de atividades teórico-práticas e as inscrições serão recebidas no período de 8 a 19 de janeiro.
 

São oferecidas ainda seis vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que tem duração de um ano (de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2019), com dedicação de 40 horas semanais. Os interessados devem ter graduação em Odontologia e poderão se inscrever de 15 a 26 de janeiro.


Inscrições e mais informações

Para os cursos de mestrado e doutorado, as inscrições serão recebidas na Seção de Pós-Graduação do HRAC, em dias úteis, das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas.

Já para os demais cursos, as inscrições acontecem na Seção de Apoio Acadêmico do hospital, também em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
 

O HRAC fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru-SP, CEP 17012-900. Inscrições via correio deverão conter a documentação exigida nos editais e será considerada como data de inscrição a data da postagem no correio.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppg.hrac@usp.br e telefone (14) 3235-8434 (Seção de Pós-Graduação) ou pelo e-mail saac@usp.br e telefone (14) 3235-8420 (Seção de Apoio Acadêmico).

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x