Centrinho abre inscrições para cursos gratuitos na área da saúde

9 de janeiro de 2018
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru está com processos seletivos abertos que oferecem, ao todo, 127 vagas para cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de extensão na área da saúde. A grande novidade, neste ano, é o Programa de Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, inédito na instituição.
 

Os cursos são gratuitos e voltados a pessoas com graduação em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, pedagogia, serviço social, terapia ocupacional e áreas afins. As inscrições para alguns cursos já estão abertas e serão recebidas até o mês de janeiro.
 

Atuante na área de ensino há mais de duas décadas, o HRAC é reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, e já titulou, no total, mais de 1.400 mestres, doutores e especialistas.

Residência Médica

Com apenas uma vaga, a Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é um programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Medica (CNRM/MEC) e terá duração de um ano, com início em 1º de março.
 

O pré-requisito para ingresso é já ter concluído residência médica nas áreas de cirurgia plástica, otorrinolaringologia e/ou cirurgia de cabeça e pescoço. As inscrições já estão abertas e serão recebidas até o dia 19 de janeiro, exceto no período de 23 de dezembro a 1º de janeiro e aos sábados, domingos e feriados.
 

O programa terá coordenação do professor Nivaldo Alonso, professor da disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e desde 2008 na coordenação da equipe de Cirurgia Craniofacial do HRAC.
 

Mestrado e Doutorado

Já o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 27 vagas, 17 para mestrado e dez para doutorado, com início em 5 de março.
 

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade de dedicação integral ao curso, incluindo atividades ambulatoriais e assistenciais no hospital; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico científico (para candidatos ao doutorado).
 

Com 20 anos de existência, em 2017, o programa teve sua nota de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elevada para 5, que representa nível de excelência.
 

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e termo de compromisso estão disponíveis nesta página. As inscrições estão abertas e serão recebidas, em dias úteis, de 3 a 26 de janeiro.

Especializações em Odontologia

Para as especializações em Odontologia, são oferecidas 72 vagas, voltadas a pessoas com graduação em Odontologia. Os cursos são nas áreas de Dentística (12 vagas), Endodontia (seis), Odontopediatria (12), Ortodontia (12), Periodontia (oito), Prótese Dentária (12) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (dez).
 

As especializações têm dois anos de duração, de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2020, e as cargas horárias variam de 20 a 40 horas semanais, conforme o curso. As inscrições para as especializações serão recebidas no período de 15 a 26 de janeiro.

Aprimoramento, práticas profissionalizantes e atualização

O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP-2018) em Reabilitação em Anomalias Craniofaciais oferece 11 vagas com bolsas de estudo no valor bruto mensal de R$ 1.044,70, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). O público-alvo são profissionais que concluíram a graduação em 2016 e 2017, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
 

Com duração de um ano – de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 –, o aprimoramento tem carga horária de 40 horas semanais. O aprimorando deverá dedicar-se exclusivamente ao Programa durante os 12 meses. O período de inscrição será de 2 a 18 de janeiro.
 

Já a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial oferece oito vagas para candidatos com graduação em Odontologia. O curso tem duração de um ano, de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019, com 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas. As inscrições serão recebidas de 15 a 26 de janeiro.
 

Também são oferecidas duas vagas para a Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial), voltada a profissionais graduados em Medicina, com Residência Médica em Otorrinolaringologia concluída. Com duração de um ano, o curso será oferecido de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2019. A carga horária é de 40 horas semanais de atividades teórico-práticas e as inscrições serão recebidas no período de 8 a 19 de janeiro.
 

São oferecidas ainda seis vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que tem duração de um ano (de 1º de março de 2018 a fevereiro de 2019), com dedicação de 40 horas semanais. Os interessados devem ter graduação em Odontologia e poderão se inscrever de 15 a 26 de janeiro.


Inscrições e mais informações

Para os cursos de mestrado e doutorado, as inscrições serão recebidas na Seção de Pós-Graduação do HRAC, em dias úteis, das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas.

Já para os demais cursos, as inscrições acontecem na Seção de Apoio Acadêmico do hospital, também em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
 

O HRAC fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru-SP, CEP 17012-900. Inscrições via correio deverão conter a documentação exigida nos editais e será considerada como data de inscrição a data da postagem no correio.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppg.hrac@usp.br e telefone (14) 3235-8434 (Seção de Pós-Graduação) ou pelo e-mail saac@usp.br e telefone (14) 3235-8420 (Seção de Apoio Acadêmico).

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
Fenam busca equiparação salarial para médicos do Ministério da Saúde
0
Would love your thoughts, please comment.x