Aprovada a matriz de competência em residência médica de Cirurgia Plástica

23 de agosto de 2017
O diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente, dr. José Antônio Romano, representou a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) em plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que aprovou a matriz de competência da residência em Cirurgia Plástica, nessa terça-feira (22), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). 

 

A matriz de competência serve para alinhar as habilidades que o profissional terá, sendo assim, diferente do currículo. A instituição que define as matrizes para a formação de especialistas na área de residência é a CNRM, de acordo com o decreto nº 8.516/2015.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dr. Luciano Chaves, acredita que a aprovação da matriz de competência foi importante para a área. “Ontem foi aprovado por unanimidade um documento que foi construído com Comissão Nacional de Residência Médica em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que define a formação, qualificação e competências do profissional em Cirurgia Plástica trazendo benefícios para os profissionais da área”, declarou. 


 Para o dr. Romano, a unificação das matrizes traz estabilidade para os médicos residentes. “Esse é um momento propício para ajustar todas as especialidades com a Comissão Nacional de Residência Médica, para que possamos conseguir ter essas matrizes de competência aprovadas e para que os médicos brasileiros possam seguir com segurança a sua residência médica. Então, quem fizer residência médica no Rio Grande do Norte ou no Rio Grande do Sul terá a mesma matriz de competência da sua especialidade”, explicou. 

O diretor da FENAM disse ainda que a aprovação dessa matriz foi muito importante, porque “a Cirurgia Plástica é uma das maiores especialidades brasileiras, agora com a aprovação será publicado no Diário Oficial e a partir daí todas as residências de Cirurgia Plástica terão que se nortear por esta matriz”. Além disso, Romano acredita que a presença da SBCP na plenária foi muito importante. 

O diretor foi acompanhado também do presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares (SINMED-GV), dr. Adhemar Figueiredo.  


0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x