Aprovada a matriz de competência em residência médica de Cirurgia Plástica

23 de agosto de 2017
O diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente, dr. José Antônio Romano, representou a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) em plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que aprovou a matriz de competência da residência em Cirurgia Plástica, nessa terça-feira (22), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). 

 

A matriz de competência serve para alinhar as habilidades que o profissional terá, sendo assim, diferente do currículo. A instituição que define as matrizes para a formação de especialistas na área de residência é a CNRM, de acordo com o decreto nº 8.516/2015.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dr. Luciano Chaves, acredita que a aprovação da matriz de competência foi importante para a área. “Ontem foi aprovado por unanimidade um documento que foi construído com Comissão Nacional de Residência Médica em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que define a formação, qualificação e competências do profissional em Cirurgia Plástica trazendo benefícios para os profissionais da área”, declarou. 


 Para o dr. Romano, a unificação das matrizes traz estabilidade para os médicos residentes. “Esse é um momento propício para ajustar todas as especialidades com a Comissão Nacional de Residência Médica, para que possamos conseguir ter essas matrizes de competência aprovadas e para que os médicos brasileiros possam seguir com segurança a sua residência médica. Então, quem fizer residência médica no Rio Grande do Norte ou no Rio Grande do Sul terá a mesma matriz de competência da sua especialidade”, explicou. 

O diretor da FENAM disse ainda que a aprovação dessa matriz foi muito importante, porque “a Cirurgia Plástica é uma das maiores especialidades brasileiras, agora com a aprovação será publicado no Diário Oficial e a partir daí todas as residências de Cirurgia Plástica terão que se nortear por esta matriz”. Além disso, Romano acredita que a presença da SBCP na plenária foi muito importante. 

O diretor foi acompanhado também do presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares (SINMED-GV), dr. Adhemar Figueiredo.  


0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x