Seminário na Câmara dos Deputados debate tecnologias para a saúde

6 de julho de 2017
Nesta quarta-feira (5), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou do Seminário Internacional Tecnologia e Saúde Pública: soluções viáveis para os desafios brasileiros na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O encontro debateu sobre as novas tecnologias para a saúde com o objetivo de explorar assuntos na área de segurança, padronização e aplicações clínicas. 

O evento foi organizado pelas Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF), Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), Especial de Inovação Tecnológica da Saúde (CETECSAU), Mista de Desburocratização do Congresso Nacional sendo um pedido do requerimento nº 508/17, de autoria do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado Hiran Gonçalves (PP/RR).

 

Segundo o parlamentar o seminário foi importante para discutir aprimoramentos para a saúde. “Eu acho que seminário é muito importante e vai trazer muitas luzes para que nós possamos deliberar e legislar sobre essa matéria aqui no parlamento”, declara. 

Para o diretor de Saúde Suplementar da FENAM, dr. Antônio José dos Santos, “a discussão foi positiva, porque se propõe a antecipar, facilitar e prever uma série de alterações que vão acontecer com os seres humanos na maneira mais breve possível para aumentar a sobrevida do indivíduo”. 

No entanto, o diretor considera que essas inovações não chegarão a todos. “As tecnologias apresentadas são caras e não vão ficar a disposição de todos mesmo em países desenvolvidos”, afirma. 

Segundo o consultor e médico do Hospital Sírio-Libanês, André Osmo, um dos palestrantes do evento, “nós ainda centramos muito na atenção terciária e menos na primária. Deveríamos privilegiar a atenção primária, isso significaria custos mais racionalizados”. Osmo conclui que “nossos serviços estão organizados para atender muito bem condições agudas, sem seguimento das condições crônicas”. 

No mesmo sentido a coordenadora médica da IBM, doutora Mariana Perroni, considera que viver mais, não é sinônimo de viver bem. Relata também um aumento das doenças crônicas e casos de câncer.  

Além desses palestrantes, esteve presente também o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que destacou sobre as tecnologias que o governo federal utiliza. 

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x