Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica

Notícias20 de abril de 2024
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) enviou um ofício ao Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; à Ministra da Saúde, Nísia Trindade; ao presidente da CNRM, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca e ao Ministro da Educação, Camilo Santana, expressando sua consternação e indignação com a recente exclusão da entidade da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O decreto 11.999, publicado em 17 de abril de 2024, retirou a representação da Fenam na CNRM.

Por 50 anos a Fenam atua como representante legítima da classe médica por meio de sua carta sindical. A retirada da Federação deste cargo inviabiliza a real discussão das questões relacionadas à formação médica de qualidade.

A Fenam, pelo princípio da unicidade sindical, é a única entidade legitimamente habilitada a representar os médicos em âmbito nacional. E suas reinvidicações e sua persistente atuação, em prol da classe médica, por sua relevância à toda a população brasileira, merecem reconhecimento e não retalhação e rechaço por parte do governo.

A Fenam, pela primeira vez em 50 anos, tem uma mulher em sua liderança. E justamente nessa ocasião, sua voz é silenciada e o governo, de forma arbitrária e sem qualquer diálogo, determina a sumária exclusão da entidade da comissão.

Diante disto, a Federação, perplexa com tamanho ato anti-democrático, solicitou uma audiência com máxima urgência, para tratar da reconsideração do exposto no Decreto N° 11.999.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x