Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional

Notícias19 de março de 2024
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) marcou presença, nesta terça-feira (19), no IV Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar, promovido pelo Conselho Federal de Medicina. 

O evento reuniu representantes de diversas entidades da classe médica, tais como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Frente Parlamentar Mista de Medicina, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, e várias outras organizações relevantes. Participaram, ainda, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), e demais organizações.

Na cerimônia de abertura do fórum, a presidente da Fenam, Lúcia Santos, destacou a importância de um diálogo colaborativo entre todas as partes envolvidas na saúde suplementar, considerando as demandas dos planos de saúde, a perspectiva dos médicos e as necessidades dos usuários, visando articular mudanças significativas.

O evento abordou diversos temas fundamentais, desde a normatização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) até questões complexas como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e sua relação com a saúde suplementar, apresentadas de forma elucidativa e enriquecedora pela Dra. Rosa Magaly Campêlo Borba. 

Dra. Rosa destacou a importância da atualização dos médicos sobre o TEA, ressaltando a evolução de um tema anteriormente linear, tratado apenas por psiquiatras, para um tema integralizado e multifatorial. Ela observou que, há 15 anos, durante sua formação em medicina em uma universidade federal, o TEA não era abordado, enquanto hoje ele impacta significativamente a saúde suplementar e toda a classe médica. Rosa também apontou o conflito em relação ao tempo de diagnóstico do TEA, defendendo que diagnósticos mais precoces não apenas reduzem os custos das operadoras de saúde, mas também melhoram substancialmente a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, foram discutidos os desafios relacionados aos núcleos de conflitos, ao rol de procedimentos da ANS, ao papel do E-natjus, à pejotização, à contratualização e à crescente judicialização.

Daiane Nogueira de Lira, Conselheira do CNJ, ressaltou o aumento alarmante da judicialização na saúde suplementar, com um aumento de 30% no número de ações judiciais em 2023 em relação ao ano anterior.

Ao encerrar o fórum, Luís Guilherme Teixeira dos Santos, conselheiro Federal e coordenador da Comissão de Saúde Suplementar do CFM, apresentou um plano estratégico elaborado em conjunto com as entidades participantes, visando enfrentar os desafios e promover uma relação saudável entre médicos, pacientes e operadoras.

Confira algumas das iniciativas propostas:

Realização de campanhas educativas pela ANS para informar a população sobre planos de saúde, orientando sobre limites e possibilidades de uso – conforme foi sugerido pela Dra. Lúcia Santos;

Manutenção da autonomia dos médicos na definição de diagnósticos e tratamentos;

Garantia de transparência de informações que permitem que a sociedade conheça detalhes da rede de cobertura, da produção de serviços e do perfil geral de prestadores ao escolher um plano de saúde;

Combate às glosas injustificadas e auditorias sem participação médica nas operadoras;

Criação de uma rede de Núcleos de Apoio Técnico ao Poder Judiciário (NatJus) – sendo suas notas e pareceres utilizados pelo judiciário em tomadas de decisões;

Elaboração de contratos bilaterais com cláusulas negociáveis entre operadoras e prestadores, as quais não podem ser impositivas por parte do contratante;

Campanhas de esclarecimento para médicos sobre regras da contratualização;

Fornecimento de informações aos médicos para avaliação dos custos de seus serviços, entre outras.

O IV Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar destacou-se como um importante espaço de debate e colaboração, apontando caminhos para a melhoria do setor e o fortalecimento da relação entre os diversos atores envolvidos.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x