Eliete Bouskela: 1° mulher a assumir presidência da ANM

Notícias8 de março de 2024
Eliete Bouskela: 1° mulher a assumir presidência da ANM

Na noite desta quinta-feira (7), a Fenam teve a honra de prestigiar a posse de Eliete Bouskela, a primeira mulher a presidir a Academia Nacional de Medicina em seus 194 anos de história. Atualmente, a ANM é composta por 100 membros, dos quais apenas 7 são mulheres.

Eliete Bouskela inicia seu mandato de dois anos com diversos objetivos, incluindo fortalecer os laços entre a Academia e o Governo, aumentar a representatividade feminina na instituição e promover uma maior interação com academias de medicina de outros países.

Nascida em Uberlândia, a mineira se mudou para o Rio de Janeiro aos 13 anos, e foi lá que se formou em Medicina, em junho de 1973, na UFRJ, e conquistou seu título de mestre em Biofísica, em 1975, e de doutora em Fisiologia, em 1978.

Atualmente Bouskela é professora titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena, também, o Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Obesidade.

A doutora também reúne títulos como diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), membro da Academia Brasileira de Ciências; da European Academy of Sciences and Arts; e também da Academia de Medicina da França – onde foi a primeira mulher latino-americana a ser eleita membro, em 2008.

A Fenam, que também tem sua primeira presidente mulher em 50 anos de existência, entende importância do protagonismo feminino à frente de instituições históricas como a Academia Nacional de Medicina.

“A posse de Eliete Bouskela como a primeira presidente mulher da ANM marca um momento histórico para toda a comunidade médica brasileira. É inspirador ver uma mulher ocupando esse cargo tão importante. Isso demonstra o avanço da equidade de gênero em nossa sociedade e fortalece a representatividade feminina na medicina. Estamos orgulhosos de testemunhar esse marco e ansiosos para colaborar com a Bouskela em seu mandato”, finalizou Dra. Lúcia Santos, presidente da Fenam.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x