Fenam assina Relatório Final do XIV ENEM 2023

Notícias6 de dezembro de 2023
Fenam assina Relatório Final do XIV ENEM 2023

Após meses de encontros, debates e intensas discussões, foi apresentado nesta terça-feira (5), o relatório final do XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (XIV Enem 2023).

A Dra Lúcia Santos, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), participou do ato da assinatura do documento, juntamente com o Dr. José Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além da Fenam e do CFM, participaram da elaboração a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Médica Brasileira (FMB) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

Durante o XIII Enem 2023, lideranças médicas de todo o país exploraram temas cruciais, abordando a formação médica em seus diferentes estágios (graduação, pós-graduação, residência, revalidação do diploma…); o mercado de trabalho do médico (defesa da Lei do Ato Médico, retenção de honorários médicos, relação entre médico e hospitais…); e o sistema de saúde público e suplementar, contemplando análises sobre os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, financiamento, judicialização, Lei de Contratualização, entre outros assuntos. O documento final foi aprovado com 75 propostas e de três moções.

A dra. Lúcia Santos aproveitou a oportunidade para elogiar a organização do XIV Enem. No entanto, ela também destacou a relevância de manter encontros periódicos entre as entidades médicas.

 “Sugiro a instauração de uma mesa de debate permanente, especialmente sobre a saúde suplementar. Esses encontros serão ferramentas fundamentais na busca por aprimoramentos que beneficiem tanto a classe médica quanto a saúde como um todo no Brasil. Temos que somar forças”, finalizou a presidente.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
Nota de repúdio
São Paulo será sede de Simpósio Internacional de Câncer de Mama
0
Would love your thoughts, please comment.x