Presidente da Fenam defende associativismo contra precarização

Notícias1 de dezembro de 2021
Presidente da Fenam defende associativismo contra precarização

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, defendeu a unidade da classe para resistir à precarização do trabalho dos profissionais da medicina, durante o 10º Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico, no 6º Fórum Médico-Jurídico do Piauí, em Teresina. Durante o evento, Dr. Gutemberg foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Médico José de Alencar Costa.

O sindicalista apontou que o modelo de contratação de profissionais como pessoas jurídicas em condições análogas à relação de emprego culmina no agravamento das condições de trabalho. O tema foi o mote das discussões durante o fórum.

No entanto, o presidente da Fenam observou que a precarização do trabalho médico também não foge a um certo grau de responsabilidade dos prórprios profissionais. “Nós só vamos avançar nisso e em outros temas se tivermos um posicionamento sério. Os médicos reclamam das condições de contratação para emprego e da contratualização com os convênios, mas quando convidamos para se integrarem a associações profissionais médicas, resistem e negociam individualmente com os planos de saúde, por exemplo”, criticou.

Para o presidente, a situação somente mudará com a unidade de atuação da categoria por seus direitos. “O Estado não se comunica, então, embora a gente denuncie a precarização para os ministérios públicos estaduais, do outro lado, no Poder Executivo, há enorme incentivo à ‘pejotização’ do serviço médico”, explicou. 

A mesma questão foi abordada pelo vice-presidente do SindMédico-DF e secretário-geral da Fenam, Carlos Fernando. “Temos de melhorar a nossa capacidade de articulação e avançar na interação para influenciar decisões no meio político, porque é por ali que passa a vida como um todo”, disse.

Fórum Médico

O fórum é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi). De acordo com o presidente da entidade, Samiel Rêgo, o evento humaniza os profissionais médicos diante da sociedade. “As pessoas pensam que os médicos não necessitam de proteção. Nós estamos mostrando que isso não é verdade, o médico é um ser humano, ele tem uma profissão muito nobre, mas é um ser humano sujeito a todos os riscos que os demais”, disse.

Rêgo também ressaltou o trabalho do Simepi na defesa dos direitos dos médicos no estado. “Estamos atentos na defesa desse trabalhador e na observância das condições de trabalho a que esses profissionais estão sujeitos. Tudo para que eles possam realizar sua profissão com a segurança e a dignidade que todo ser humano merece”, ressaltou.

A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Médico José de Alencar Costa ocorreu na abertura do evento, na quinta-feira (25). A honraria foi concedida a 18 personalidades. “As pessoas que foram homenageadas, hoje, são aguerridas, não medem esforços para, no ramo em que elas atuam, levar o bom nome da saúde e da medicina”, destacou a presidente do Congresso e tesoureira do Simepi, Lúcia Santos.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x