Nota de desagravo ao presidente do CFM

Notícias7 de outubro de 2021
Nota de desagravo ao presidente do CFM

Em que pese reconhecermos a necessidade de acompanhamento, apuração de desvios e responsabilização de responsáveis por eventuais desvios e erros na condução do enfrentamento à pandemia da covid-19 – em todos os níveis de governo e âmbitos de atuação – pelos órgãos competentes para tal, o anúncio de que o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, passou a investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, do Senado Federal, nos causou espanto.

A decisão, tomada em meio a uma tensão política exacerbada, esbarra em incompreensões e equívocos que carecem de revisão, como no que se refere à defesa da autonomia do médico para, em conjunto com o paciente, definir a melhor linha terapêutica para o tratamento, observada cada situação específica e o melhor resultado para o paciente, inclusive se isso envolver prescrição off label.

O médico que incorre em erro na assistência ao seu paciente responde ética e judicialmente por imprudência, imperícia ou negligência. Cada caso deve ser avaliado em sua especificidade, não podendo recair sobre terceiros a responsabilização pela decisão tomada em conjunto pelo médico e seu paciente ou responsável.

Também cabe destacar que cada unidade federativa tem um Conselho Regional de Medicina, responsável em primeira instância pela fiscalização e acompanhamento das práticas adotadas pelos profissionais inscritos (o que é obrigatório), bem como das condições oferecidas a esses profissionais para o exercício da atividade médica e, em caráter disciplinar, recebimento de denúncias, apuração e julgamento dos casos em que possam ter ocorrido infrações cometidas pelos profissionais sob sua jurisdição territorial.

O Conselho Federal de Medicina, tem função normativa e, no aspecto da aplicação do Código de Ética Médica, é instância recursal às decisões dos plenários dos Conselhos Regionais.

Isto posto, solidarizamo-nos com o Dr. Mauro Luiz Britto Ribeiro e esperamos que prevaleçam a correta interpretação dos fatos e a aplicação da justiça, isenta das disputas políticas e ideológicas que tanto dissenso causam à sociedade brasileira no atual momento. Por fim, apelamos a todos os atores sociais, em todas as esferas de atuação e de vida, no âmbito público e privado, que empenhemos nossos maiores esforços na superação da crise sanitária em curso e em sanar as dores, tratar as sequelas e superar os danos sofridos pelas famílias e pelo conjunto da sociedade nestes quase dois anos em que tantas vidas foram arrancadas de nosso convívio, perda que jamais terá reparação. Nossa luta deve ser a favor da vida e pelo controle da pandemia.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x