Sinmed MS: Garantia de salário integral para aposentadoria especial

Notícias29 de junho de 2021
Sinmed MS: Garantia de salário integral para aposentadoria especial

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso Sul (Sinmed MS) obteve duas grandes conquistas esta semana, no que diz respeito à previdência dos profissionais da saúde que atuam nas unidades de Campo Grande: a entidade passa a integrar o Conselho Administrativo da Previdência. Isso significa que pode participar de todas as discussões da proposta sobre as novas regras de aposentadoria. Também conseguiu firmar compromisso sobre importantes alterações no projeto a ser encaminhado para votação da Câmara Municipal .

O sindicato conseguiu garantir vencimento de 100%, em caso de aposentadoria especial, para os profissionais que tenham 25 anos de exposição à atividade insalubre. Isso, desde que a soma do tempo de exposição e de idade seja de, no mínimo, 86 anos. O projeto inicial previa 60% do vencimento para o mesmo cenário, e no caso do vencimento de 100% seriam necessários 40 anos de atividade.

Ainda conforme a proposta, para ter direito à aposentadoria especial, o médico precisa ter tempo mínimo de 20 anos efetivos no exercício do serviço público; cinco anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria; os 25 anos de exposição já mencionados e a soma do tempo de exposição e idade igual a 86 pontos.

As definições decorrem de reunião esta semana com o prefeito da Marquinhos Trad e representantes das categorias profissionais que atuam na área da saúde. Cada entidade tratou das suas especificidades e o projeto de Reforma da Previdência, que já está na Câmara, receberá as emendas necessárias.

Para o presidente do Sinmed MS, Marcelo Santana, a reunião foi fundamental para que cada entidade pudesse expor as peculiaridades das categorias e buscar entendimento para que não haja qualquer prejuízo. “Vamos acompanhar e participar ativamente dessas atrativas para garantir o médico os direitos e uma aposentadoria digna”, disse.

Fonte: Sinmed MS

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x