Sinmed MS: Garantia de salário integral para aposentadoria especial

Notícias29 de junho de 2021
Sinmed MS: Garantia de salário integral para aposentadoria especial

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso Sul (Sinmed MS) obteve duas grandes conquistas esta semana, no que diz respeito à previdência dos profissionais da saúde que atuam nas unidades de Campo Grande: a entidade passa a integrar o Conselho Administrativo da Previdência. Isso significa que pode participar de todas as discussões da proposta sobre as novas regras de aposentadoria. Também conseguiu firmar compromisso sobre importantes alterações no projeto a ser encaminhado para votação da Câmara Municipal .

O sindicato conseguiu garantir vencimento de 100%, em caso de aposentadoria especial, para os profissionais que tenham 25 anos de exposição à atividade insalubre. Isso, desde que a soma do tempo de exposição e de idade seja de, no mínimo, 86 anos. O projeto inicial previa 60% do vencimento para o mesmo cenário, e no caso do vencimento de 100% seriam necessários 40 anos de atividade.

Ainda conforme a proposta, para ter direito à aposentadoria especial, o médico precisa ter tempo mínimo de 20 anos efetivos no exercício do serviço público; cinco anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria; os 25 anos de exposição já mencionados e a soma do tempo de exposição e idade igual a 86 pontos.

As definições decorrem de reunião esta semana com o prefeito da Marquinhos Trad e representantes das categorias profissionais que atuam na área da saúde. Cada entidade tratou das suas especificidades e o projeto de Reforma da Previdência, que já está na Câmara, receberá as emendas necessárias.

Para o presidente do Sinmed MS, Marcelo Santana, a reunião foi fundamental para que cada entidade pudesse expor as peculiaridades das categorias e buscar entendimento para que não haja qualquer prejuízo. “Vamos acompanhar e participar ativamente dessas atrativas para garantir o médico os direitos e uma aposentadoria digna”, disse.

Fonte: Sinmed MS

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
Eliete Bouskela: 1° mulher a assumir presidência da ANM
Feliz Dia Internacional da Mulher
ACT: Fenam convoca bolsistas e tutores do PMpB para Consulta Pública
0
Would love your thoughts, please comment.x