Sindimed BA promove carreata em defesa dos empregos médicos

Notícias25 de maio de 2021
Sindimed BA promove carreata em defesa dos empregos médicos

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed BA) promove carreata em Salvador, no dia 30 de maio, contra a demissão de médicos que atuam no estado. A concentração foi marcada para as 9h30, na Praça das Gordinhas, em Ondina e, às 10h, seguirá até Itapuã.

O Sindmed BA destaca que o governo daquele estado não realiza concurso público há 12 anos. Até abril, em plena pandemia, o governador Rui Costa demitiu aproximadamente 800 médicos.

Defesa de empregos médicos, contra a pejotização

Em entrevista à Rádio A tarde, em 25 de março, a presidente do sindicato, Ana Rita Luna, denunciou que médicos com contratos celetistas estão sendo pressionados a abdicar de seu vínculo de emprego e assumir contratos com Pessoa Jurídica para atuar nas unidades de saúde geridas por Organizações Sociais da Saúde (OS). Há 2 anos, o Sindimed BA vem tentando interlocução com o governo, sem sucesso.

Esse tipo de relação prestação de serviço tem sido amplamente denunciado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e é objeto de fiscalização e autuação pela Secretaria Nacional da Receita Federal, com aplicação de multas vultosas tanto para instituições de saúde quando profissionais que cedem à pressão de exercer atividade profissional com característica de emprego se valendo de CNPJ. Essa prática é tida pelo Fisco como fraude e sonegação contra a Receita Federal e contra o INSS por mascarar relação de emprego como prestação de serviço.

Com informações do Sindmed BA.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x