Sindimed BA promove carreata em defesa dos empregos médicos

Notícias25 de maio de 2021
Sindimed BA promove carreata em defesa dos empregos médicos

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed BA) promove carreata em Salvador, no dia 30 de maio, contra a demissão de médicos que atuam no estado. A concentração foi marcada para as 9h30, na Praça das Gordinhas, em Ondina e, às 10h, seguirá até Itapuã.

O Sindmed BA destaca que o governo daquele estado não realiza concurso público há 12 anos. Até abril, em plena pandemia, o governador Rui Costa demitiu aproximadamente 800 médicos.

Defesa de empregos médicos, contra a pejotização

Em entrevista à Rádio A tarde, em 25 de março, a presidente do sindicato, Ana Rita Luna, denunciou que médicos com contratos celetistas estão sendo pressionados a abdicar de seu vínculo de emprego e assumir contratos com Pessoa Jurídica para atuar nas unidades de saúde geridas por Organizações Sociais da Saúde (OS). Há 2 anos, o Sindimed BA vem tentando interlocução com o governo, sem sucesso.

Esse tipo de relação prestação de serviço tem sido amplamente denunciado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e é objeto de fiscalização e autuação pela Secretaria Nacional da Receita Federal, com aplicação de multas vultosas tanto para instituições de saúde quando profissionais que cedem à pressão de exercer atividade profissional com característica de emprego se valendo de CNPJ. Essa prática é tida pelo Fisco como fraude e sonegação contra a Receita Federal e contra o INSS por mascarar relação de emprego como prestação de serviço.

Com informações do Sindmed BA.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
Eliete Bouskela: 1° mulher a assumir presidência da ANM
Feliz Dia Internacional da Mulher
ACT: Fenam convoca bolsistas e tutores do PMpB para Consulta Pública
0
Would love your thoughts, please comment.x