Nota pública contra a flexibilização do Revalida

Notícias12 de abril de 2021
Nota pública contra a flexibilização do Revalida

As propostas legislativas que tramitam no Congresso na tentativa de burlar a Lei Lei nº 13.959/2019, que instituiu o Revalida, são inadmissíveis. É impossível, neste momento de pandemia, com mais de 350 mil mortes em decorrência da covid-19, acreditar que profissionais sem registro médico podem atuar como médicos.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em conjunto com outras entidades médicas, considera esse tipo de projeto uma agressão à categoria e, também, à população, que depende, para a recuperação da doença, do esforço e conhecimento de médicos preparados para lidar com as complexidades do vírus.

Revalidações temporárias e emergenciais de diplomas médicos para que atuem no combate à covid-19 são um risco à saúde pública. Medidas, no mínimo, irresponsáveis, levando-se em conta que o Revalida, como bem lembrou o Conselho Federal de Medicina (CFM), “nunca foi instrumento de ação corporativa, mas de segurança para os brasileiros”. O exame nada mais é do que uma garantia de conhecimento e qualificação profissional para atuação médica no Brasil, visando a segurança dos pacientes.

Novamente, a Fenam expõe aqui seu total repúdio a esse tipo de proposta. “O enfrentamento à pandemia não justifica a permissão do exercício da medicina por pessoas que não atendem aos requisitos. O próprio índice de reprovação no Revalida demonstra que essas pessoas não têm capacitação para o exercício da medicina, muito menos no enfrentamento à covid-19”, salienta o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho.

Portanto, a Fenam apela, em concordância com outras entidades médicas, para que o Congresso Nacional extinga da pauta o PL 1.301/21, do deputado Alan Rick (DEM-AC), e, também, o PL 3.252/20, do deputado João Carlos Bacelar Batista (Podemos/BA): ambos pretendem flexibilizar a necessidade do Revalida para atuação médica durante a pandemia.

Vale aqui lembrar que há outros sete projetos e a tramitação conjunta de dois outros que também propõem a flexibilização na revalidação dos diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras.

Há duas semanas, a Fenam emitiu alerta aos sindicatos de base filiados para que entrassem em contato com os parlamentares de seus estados para votarem contra a flexibilização do Revalida.

A pressão de toda a categoria médica, das sociedades de especialidade e demais entidades representativas junto aos parlamentares é fundamental neste momento, seja por meio de contato com os gabinetes, seja por contato direto com os deputados.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x