Deputados analisam projetos de flexibilização do Revalida

Notícias31 de março de 2021
Deputados analisam projetos de flexibilização do Revalida

Está em curso na Câmara dos Deputados nova articulação para burlar a Lei nº 13.959/2019, que instituiu o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Foi colocada na ordem do dia desta quarta-feira, 31, o pedido de urgência urgentíssima na tramitação do PL 3.252/20, do deputado João Carlos Bacelar Batista (Podemos/BA), que prevê contratação de brasileiros portadores de diplomas obtidos no exterior, mediante revalidação temporária e emergencial de diplomas de graduação em medicina.

O projeto prevê o encerramento da validação temporária e emergencial dos diplomas de graduação em medicina ao fim do período de vigência do estado de calamidade pública. Mas propõe renovação, por prazo determinado não prorrogável, caso seja comprovada a necessidade de permanência de prestação dos serviços médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde.

Na esteira do requerimento de tramitação em regime de urgência, desde a terça-feira, 30, foi pedido o apensamento de outros sete projetos e a tramitação conjunta de dois outros que também propõem a flexibilização na revalidação dos diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras.

Bancada médica se mobiliza para barrar tramitação

O presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), mobilizou a bancada médica para barrar a tramitação em regime de urgência. “O número de aprovados na primeira etapa do exame (Revalida), em dezembro de 2020, foi em média, 750 médicos (5,36%)”, argumentou o parlamentar em comunicado.

Hiran destacou que o enfrentamento à pandemia não justifica a permissão do exercício da medicina por pessoas que não atendam aos requisitos legais e que isso traria prejuízo à qualidade do atendimento e à segurança dos pacientes.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) Gutemberg Fialho destaca que é necessário acompanhar com atenção essa movimentação no Congresso Nacional. “É importante que os sindicatos de base pressionem os parlamentares de seus estados a se posicionarem contra essa flexibilização do Revalida”, conclama.

Ministro da Saúde se posiciona contra revalidação temporária

Questionado durante audiência pública conjunta das Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Direitos Humanos e Minorias (CDHM), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga manifestou opinião contrária à revalidação emergencial temporária. “Com os profissionais de saúde que temos hoje a mortalidade em UTI é de 80%, os senhores acham que trazendo médicos que sequer a certificação da sua qualificação é feita vai mudar esse cenário? Não vai mudar esse cenário”, afirmou.

Pedidos de apensamento

PL 1036/2021, PL 2162/2020, PL 2045/2020, PL 2172/2020, PL 2071/2020, PL 2052/2020, PL 2206/2020.

Pedidos de tramitação conjunta

PL 1.780/2020 e PL 6.118/2019.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x