Simepi dá orientações sobre desvio de função

Notícias25 de março de 2021
Simepi dá orientações sobre desvio de função

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), representado pelo presidente, vice-presidente e diretora, Dr. Samuel Rêgo, Dr. Renato Leal e Dra. Lúcia Santos, respectivamente, além do assessor jurídico, Pablo Forlan, esteve em reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque, na manhã desta quarta-feira (24).

O Simepi vem a público informar aos médicos especialistas servidores públicos estatutários do município de Teresina com vínculo com a FMS, que trabalham em regime ambulatorial, que permaneçam em seus respectivos locais de trabalho, desempenhando as atribuições, funções e carga horária definidas em lei e no respectivo edital do concurso público, continuando a prestar assistência médica adequada às patologias inerentes a cada especialidade, a fim de resguardar os direitos funcionais desses servidores e a correta prestação do serviço de saúde pública à população.

O Sindicato esclarece que a determinação da FMS de remanejar os médicos especialistas para atendimento a urgências e emergências, alterando a jornada de trabalho de regime ambulatorial para plantonista, as atribuições, a carga horária e o local de trabalho desses servidores, caracteriza evidente desvio de função, ferindo sensivelmente os direitos funcionais e éticos dos profissionais médicos, além de prejudicar a assistência à saúde especializada da população.

O prefeito de Teresina, em entrevista veiculada em 23/03/2021 na mídia televisiva, já se manifestou favorável à recomendação do Simepi. O presidente da FMS, após reunião com a Diretoria do Sindicato na manhã de hoje, 24/03/2021, se comprometeu em solucionar a demanda da categoria.

O Simepi reforça, ainda, a premente necessidade de contratação emergencial de profissionais médicos, via concurso público, para suprir a demanda sempre crescente, inclusive decorrente do agravamento da pandemia da Covid-19.


Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x