Posição da FENAM no enfrentamento à covid-19

Notícias28 de julho de 2020
Posição da FENAM no enfrentamento à covid-19

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), entidade de representação sindical dos médicos brasileiros, tem acompanhado a grave crise de saúde pública que atinge o Brasil e o mundo.

Estão sendo feitos esforços científicos para se chegar ao tratamento definitivo e a uma vacina, entretanto esses estudos randomizados não são de resultado imediato e demandam tempo imprevisível, certamente o vírus não vai aguardar esses resultados, ele avança e mata.

Os resultados da pesquisa científica devem ser seguidos por todos, porém na situação em que estamos deve prevalecer o bom senso, a praticidade, a experiência clínica e a observação científica.

Paralelamente a isto temos presenciado intensa interferência política partidária e ideológica por setores radicais. Apesar disto o trabalho médico tem se dado com muita competência e qualidade.

A prescrição off label dever observar o consentimento do paciente, o quadro clínico e o devido manejo clínico, como recomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Alertamos a população que, a qualquer sintoma observado, deve procurar o médico (a).  O médico (a) deve seguir rigorosamente o que dispõe o Princípio VIII do Código de Ética Médica: “O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar a sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho”.  

É direito do médico (a)frente ao paciente que lhe procura, ter total autonomia para prescrever a medicação adequada para o diagnóstico que fará, dando conhecimento ao paciente ou seu representante legal e com o seu consentimento.

Entendemos que toda a medicação que o médico (a) prescrever deverá estar à disposição tanto no setor público (SUS), quanto no privado.

A FENAM conclama a todos os envolvidos que deixem os médicos (as) e demais profissionais da saúde trabalharem para salvar vidas, cumprindo suas missões.

                                                                       Brasília, 24 de julho de 2020.

Diretoria Executiva da FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
0
Would love your thoughts, please comment.x