Fenam participa do 2º Fórum Nacional Pró-SUS, em Brasília

Notícias30 de julho de 2019
Fenam participa do 2º Fórum Nacional Pró-SUS, em Brasília
O presidente recém-eleito da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Dr. Gutemberg, participou, na manhã desta terça-feira (23), do 2º Fórum Nacional Pró-SUS, no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. O encontro promove o debate sobre as perspectivas de trabalho médico na saúde pública. Entre os temas, estavam o Mais Médicos, com o Revalida, e, ainda, a criação de escolas médicas e programas de residência. 
Na mesa de abertura do evento, Dr. Gutemberg salientou que os temas ali tratados são de extrema importância, tanto para a sociedade quanto para a Medicina.  “A Carreira Médica Federal, a questão do Mais Médicos, que preocupa bastante a classe médica, o Revalida, que é uma questão fundamental hoje para a atividade médica e para o mercado de trabalho. Dependendo de como for feito isso, afetará diretamente a assistência no sistema de Saúde”, disse. 
Dr. Gutemberg falou também da Telemedicina, assunto recentemente debatido, via CFM, com diversas instituições médicas do Brasil. Em sua fala, o presidente da Fenam destacou a chamada “teleconsulta”: que, em sua avaliação, é um risco, tanto para os pacientes, quanto para os médicos. “Isso também afeta a prestação de assistência, notadamente com relação à segurança do paciente e à qualidade da assistência prestada. Há ainda o próprio risco da atividade profissional”, salientou.  Por fim, observou, “os temas que estão na pauta são de fundamental importância e que, onde nós estejamos, tem alguém preocupado com a assistência e a própria sobrevivência da atividade médica”. 
A mesa de abertura do 2º Fórum Nacional Pró-SUS contou com a presença ainda da secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Isabel Correa Pinheiro; do presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; do diretor de atendimento ao associado da Associação Médica Brasileira (AMB), Márcio Fortini; do presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior; do 2º secretário da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Francisco de Assis Romeiro Figueroa e, também, do Conselheiro Federal do CFM e Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Donizetti Dimer Giamberardino Filho. 
Debates 
As discussões do evento tiveram início, por volta das 09h30, com a conferência sobre Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica. Na exposição, Mayra Isabel Correa Pinheiro, salientou que “não tem como hoje ser brasileiro e não usufruir de algum benefício do SUS”. E, continuou, “esse sistema é a Pasta hoje com mas recursos de toda a Esplanada. Temos inúmeras áreas de excelência. Mas, também convivemos com todas as distorções e com tudo que faz com que nossos pacientes recebem assistência de má qualidade”.
Segundo ele, os maiores problemas do SUS estão ligados à má gestão, à formação de médicos e, também, à precarização do trabalho. “E porque esse sistema que é tão jovem, com recursos, não funciona bem? Um dos problemas é a gestão. Temos ainda gestores não qualificados. Temos ainda um modelo de formação que foi completamente alterado, com mudanças de conteúdo. E temos a questão do provimento e precarização do trabalho médico em todo o país”, salientou.

O diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam, Jorge Sale Darze foi secretário na conferência sobre Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos e presidiu mesa redonda sobre o mesmo tema. O conteúdo completo do evento está disponível no canal do YouTube do CFM

Veja o discurso do Dr. Gutemberg no canal do YouTube do SindMédico-DF.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
0
Would love your thoughts, please comment.x