FENAM marca presença em reunião mensal da SOMERJ com Associações Médicas Municipais

Notícias18 de março de 2019

Atendendo a convite da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (SOMERJ), o presidente da FENAM, Jorge Darze, participou, no último dia 16, da reunião mensal realizada pela entidade com as associações médicas municipais fluminenses. O encontro ocorreu no Centro do Rio de Janeiro, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia – uma das primeiras instituições médicas do Brasil -, e foi recepcionado pelo seu presidente, Jorge Farah.

Cada um dos presidentes de associação relatou a situação em que se encontra a sua região no que se refere ao exercício profissional médico e, ao final da reunião, o presidente da SOMERJ, Benjamim Baptista de Almeida, abriu a palavra para os representantes da FENAM e do CREMERJ. 

Jorge Darze fez um resumo da agenda das entidades médicas nacionais, e falou sobre a sua unificação, o resultado do ENEM e a reunião de lançamento do Movimento Nacional em Defesa da Medicina e a Saúde da População. O presidente da FENAM também fez um alerta para os colegas da SOMERJ, das Associações Médicas e da SMCRJ sobre grave situação vivida hoje pelo país e para a necessidade de capacitação e mobilização dos médicos em reagir às ameaças postas na área da saúde, bem como do enfrentamento ao projeto existente no Congresso Nacional, que visa tirar as receitas dos Conselhos profissionais, inclusive os de Medicina, anulando a obrigatoriedade de pagamento das anuidades. O líder médico advertiu que o próximo passo será acabar com essas autarquias, o que beneficiaria ao patronato e aos gestores, já que eles são os Conselhos e os sindicatos que lutam pela defesa das prerrogativas dos profissionais. 

Por último, Darze deu um informe sobre o empenho da Comissão de Assuntos Políticos da Entidades Médicas Nacionais (CAP) para acelerar a votação dos projetos de interesse dos médicos que tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x