Presidente da FENAM participa de abertura do II Fórum de Medicina Legal e Perícias Médicas

26 de outubro de 2018

Nesta sexta (26), O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze, compôs a mesa de abertura do II Fórum de Medicina Legal e Perícias Médicas, realizado na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Também compuseram a mesa, os presidentes da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM), Eurico Supino, da Associação Médica Brasileira, (AMB), Lincoln Lopes Ferreira, da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Cardoso, e o 2º vice-presidente do CFM, José Freitas Brandão. 

Darze frisou a importância do fórum, salientando que ele foi realizado em um momento bastante oportuno da vida nacional, com as mudanças provenientes das eleições, e afiançou que as entidades médicas irão defender as deliberações do encontro, assim como as reivindicações dos peritos legistas e dos peritos judiciais. 

O presidente da FENAM disse ter chegado a hora de os peritos judiciais pararem de praticar o altruísmo, já que, quando são convocados pelos juízes, nas áreas trabalhista e cível, atuam sem nenhuma garantia de que irão receber os seus honorários. Muitos trabalham de graça, denunciou. 

“Já passou da hora de o Judiciário criar a carreira do médico perito e de tratar esses profissionais com o devido respeito. Até porque, em muitas ações, a palavra do perito é de fundamental importância para a decisão do juiz”, ressaltou Darze, afirmando que, ao não criar uma carreira específica para os peritos, com o pagamento de remuneração condizente com o trabalho que realizam, a Justiça coloca em cheque a própria defesa do direito dos cidadãos, que contam com o parecer desses médicos.

Sobre os médicos legistas, o representante da FENAM lembrou que é antiga a luta para se criar uma carreira própria para a categoria, desvinculando os institutos de medicina legal do vínculo com a Polícia, porque isso compromete a isenção do trabalho dos peritos, por exemplo, quando estão diante de situações em que a própria autoridade policial é o objeto da investigação. 

“É importante que esses institutos tenham autonomia, para que assim, esses médicos possam exercer a sua atividade com independência diante da autoridade policial”.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x