Entidades médicas nacionais entregam o relatório final do XXIII ENEM ao Ministro do Trabalho

27 de agosto de 2018

Lideranças das entidades médicas nacionais entregaram ao Ministro do Trabalho e Emprego, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, nesta sexta-feira (24), em Brasília, o relatório final do XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), contendo as propostas deliberadas pelo encontro. Estiveram presentes na audiência com o ministro, o diretor da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Antônio José Pereira dos Santos, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital, o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Donizetti Dimer, e os diretores da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Luiz Dantas Mestrinho, e da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Dr. Juracy Barbosa dos Santos. 
Vieira de Mello assumiu o compromisso de se reunir com o Ministro da Saúde e apresentar o documento produzido pelo XIII ENEM e, com o seu apoio, apresentá-lo à Presidência da República. Durante a audiência, além de entregar o relatório do ENEM e discutir as propostas nele contidas, as lideranças médicas abordaram outros assuntos médicos que estão na esfera do Ministério do Trabalho, entre eles, a carreira de Estado para os médicos, que está tramitando no Congresso Nacional, e o piso salarial da FENAM, para os quais pediram o apoio do ministro.  
Sobre a carreira de Estado, o ministro do Trabalho afirmou que, assim como algumas carreiras têm regulamentações próprias, o médico precisa ter a sua, diante da importância que a carreira representa para a vida das pessoas. Ele se comprometeu a defender a discussão sobre as regras que possam beneficiar o trabalho médico no Brasil. 
O ministro informou sobre a existência do Comitê de Estudos Avançados, na esfera do Ministério do Trabalho, que reúne propostas de relações de trabalho, e adiantou que irá convidar as entidades médicas para participar dessas discussões. De lá, as propostas são encaminhadas para o Conselho Nacional de Trabalho, para que lá sejam implementadas pelo governo.
– Essa iniciativa do Ministro do Trabalho é muito importante, porque isso faz com que o próprio governo assuma a responsabilidade de tomar medidas no sentido de resgatar o verdadeiro papel do médico no cenário da saúde e no cenário nacional, já que esse profissional lida com a vida da população brasileira -, salientou o presidente da FENAM, Dr. Jorge Darze.
No encerramento do último ENEM, realizado em maio deste ano, os presidentes das entidades médicas nacionais, entre elas a FENAM, se comprometeram a dar ampla divulgação ao relatório final do encontro. Assim, foi solicitada agenda aos ministros de Estado para que os médicos possam entregar o documento e pedir apoio para a implementação de todas as deliberações do ENEM. Além disso, esse documento será utilizado em debate que será promovido pelas entidades médicas com os candidatos à Presidência da República. A primeira agenda foi essa com o Ministro do Trabalho.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x