Fenam leva problemas da rede federal de saúde do Rio de Janeiro ao Ministério da Saúde

22 de agosto de 2018

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, participou, nesta terça-feira (21), de uma audiência no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, com o diretor do Departamento Geral Hospitalar (DGH) do órgão no Rio de Janeiro, Dr. Alessandro Magno Coutinho, e o secretário de Assistência à Saúde do MS, Dr. Francisco de Assis Figueiredo.
A pauta da reunião foi a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. O presidente da Fenam deu prioridade à discussão sobre a necessidade de cumprimento da portaria do MS que determina a contratação de profissionais para as unidades, abordando a situação específica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia INTO e do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), que integram a rede.

Jorge Darze também falou com o secretário da SAS sobre a recente decisão da Justiça que obrigou as três esferas de governo a estruturarem o sistema de regulação de leitos no Rio de Janeiro. Francisco Figueiredo afirmou que está buscando uma solução negociada com o Estado e o Município para viabilizar o cumprimento da decisão judicial. Jorge Darze se disponibilizou para auxiliar nessa tarefa. 
O presidente da Fenam abordou ainda, durante a audiência, a questão do pagamento da diferença da gratificação dos médicos do Ministério da Saúde, que continuam recebendo menos que os demais profissionais do órgão com nível superior.  
O secretário se dispôs a auxiliar na busca de uma solução definitiva para o problema, a partir da inclusão dos recursos necessários para o pagamento da diferença da gratificação no Orçamento da União para 2019.

Alessandro Magno Coutinho, que foi a Brasília especialmente para participar do encontro com a Fenam, será o interlocutor da Secretaria de Assistência à Saúde do MS no Rio de Janeiro, conforme afirmou o secretário, buscando saídas para os problemas dos hospitais federais da região.

O presidente da Fenam já convidou 
o diretor do DGH para participar de uma reunião com o Corpo Clínico do HFB, na próxima segunda-feira pela manhã, a fim que buscar o entendimento sobre a crise no hospital e, posteriormente, com as demais unidades do Rio de Janeiro. 
 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x