PI: Presidente da FMS compara HUT com supermercado em relação à falta de insumos

Notícias3 de julho de 2018
PI: Presidente da FMS compara HUT com supermercado em relação à falta de insumos

Em recente entrevista a uma rádio da capital, Silvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde, comparou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) a um supermercado de médio porte, em comentário sobre a falta de insumos, um dos pontos que os médicos servidores públicos vêm reivindicando após diversas denúncias feitas ao SIMEPI, e que considera normal a falta desses itens.

Na entrevista, Silvio Mendes cita “[…] só o HUT ele tem mais de 1.500 itens, tem mais que um supermercado de médio porte. É natural que uma vez ou outra, aqui ou acolá, se falte, porque os fornecedores não entregam os remédios, os insumos que nós compramos […]”.

Recentemente, o Ministério Público do Piauí ingressou ação contra a FMS para garantir regularização do estoque de medicamentos do Hospital de Urgências de Teresina. De acordo com o Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, os estoques irregulares, deficiências de recursos materiais e humanos colocam as vidas dos pacientes atendidos no HUT em risco.

“Nosso trabalho é focado nas demandas coletivas e individuais, priorizando as coletivas por sua abrangência. Dentro dessas demandas coletivas, temos diversas ações judiciais e procedimentos administrativos. Estamos aguardando o posicionamento do poder judiciário em relação a demandas importantes, como ações civis públicas referentes a alguns setores do Hospital de Urgência de Teresina e hospitais de bairro”, comentou o Promotor.

Tratando desse assunto, a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) se reuniu no MPPI para apresentar os relatórios das fiscalizações realizadas nos hospitais municipais e para abordar sobre os pontos em que a categoria médica vem reivindicando em todas as paralisações de advertência nos últimos dois meses.

“É lamentável essa colocação do gestor quando ele compara o Hospital de Urgência de Teresina a um supermercado, dizendo, inclusive, que é normal faltar itens, isso se tratando de medicamentos que podem determinar se o paciente vai sobreviver ou não. Comparar vidas humanas a mercadorias é realmente uma coisa impensável e o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí só tem a lamentar essa triste colocação do presidente da Fundação Municipal de Saúde”, declarou Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI.

MÉDICOS IRÃO PARALISAR GERAL COM INDICATIVO DE GREVE

Os médicos servidores públicos do município de Teresina irão realizar uma paralisação geral nesta quinta-feira, dia 05, como última tentativa de conversa com o gestor da Fundação Municipal de Saúde. Acontecerá um movimento em frente à FMS junto com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí e o Sindicato dos Assistentes Sociais do Piauí.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí irá receber os profissionais de Teresina para uma Assembleia Extraordinária Geral nesta quinta-feira, dia 05, às 20h, para analisar o movimento e reivindicações com indicativo de greve.

Fonte: Simepi

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x