Presidente e vice da FENAM participam do XI Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas

17 de maio de 2018
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, junto com o vice-presidente da entidade, Dr. Mário Vianna, participam do XI Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (FIEM), em Toledo, na Espanha. No segundo dia do evento, aconteceu a assembleia geral da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel).

 

  

A reunião teve o objetivo de discutir a situação da saúde pública e do trabalho médico, as dificuldades existentes, os êxitos que foram conseguidos, de cada país presente no evento, que fazem parte da Confemel. 
 

Para Darze os relatos feitos na assembleia representam uma realidade que não é satisfatória, pois o cenário de saúde pública dos países, exceto na Espanha e em Portugal, é grave e demostra uma crise. Há um baixo investimento na saúde pública e os profissionais não recebem uma remuneração digna e também faltam médicos especialistas, existem mais generalistas. 
 
 

Darze lembra ainda que em Portugal não houve crescimento de escolas médicas e  1500 médicos são formados anualmente e todas as faculdades de medicina são públicas. 
 

FIEM

Mais de 15 países participam do  XI Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (FIEM), que acontece do dia 9 até o dia 12 de maio. Dentre os pontos que serão debatidos são política sanitária, o desafio do acesso e preço dos medicamentos no mundo, redes sociais e inteligência artificial na área da saúde, machismo e novas formas de violência de gênero.  
 

Além da FENAM, participa a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Médica Brasileira (FMB). 
 
Acesse abaixo os documentos do FIEM 2018:

 
 Declaracion de Toledo 

Conclusiones

Resolución de Apoyo a la situación de los Médicos y el Pueblo de
Venezuela

 

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x