FENAM troca experiências durante o I Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde

27 de março de 2018


Nesta terça-feira (27), o diretor de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Eglif Negreiros, participou do I Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. O evento está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), e conta com a participação de especialistas da área da Saúde de diversas partes do mundo. 

Dr. Eglif destaca que “é muito importante a participação de profissionais de outros países, pois assim, podemos debater e compartilhar experiências”, disse. O diretor ainda complementou que ao fim do evento, os participantes, além de se atualizarem, poderão transmitir os conhecimentos adquiridos em seus países de origem. 

A diretora-geral do Degerts, Ana Paula Schiavone, é a mediadora das mesas de debates e declarou que o departamento acredita ser muito importante as trocas de informações.” Essa troca de experiências irá contribuir para a disseminação das práticas do SUS em âmbito internacional. Assim, poderemos contribuir para a atualização de melhores práticas que estão sendo desenvolvidas em países modelos”, esclareceu. 

Como pauta principal, o governo brasileiro falou sobre o novo formato de transferência para verbas federais, chamado de SUS Legal. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explicou que as novas medidas buscam a descentralização dos trabalhos. “O excesso de normatização, como antigo repasse de recursos, impede que os estados e municípios, possam usufruir destes recursos. Precisamos por em prática e tirar do papel, e conseguimos com o Programa”, disse. 

Segundo o secretário, o novo modelo permite mais eficiência no controle e o monitoramento do cumprimento da execução dos recursos destinados às ações em saúde em todo o Brasil. 

O evento contou ainda com a participação do Ministro Ricardo Barros, que em seu último dia de trabalho, declarou que o sistema de informatização diminui a burocracia e evita que os recursos fiquem parados nas contas dos municípios. “Estabelecemos um modelo de repasse que permite mais flexibilidade ao gestor na aplicação do recurso durante o ano. Com isso, simplificamos a prestação de contas, diminuímos a burocracia e município tem mais autonomia junto ao conselho municipal de saúde”, afirmou.

Segundo a pasta, 100% dos municípios estão dentro do sistema de informatização e evolução do SUS. O evento acontece até o dia 28, e pode ser acompanhado ao vivo no link. http://datasus.gov.br/emtemporeal.

Fonte: FENAM com informações do Ministério da Saúde

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x