FENAM, CFM e demais instituições médicas organizam ENEM 2018

21 de março de 2018

Na terça-feira (20), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), representada pelo presidente e seu vice, Dr. Jorge Darze e Dr. Mario Vianna, respectivamente, participou da reunião Pró-SUS, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF), para a organização das pautas do XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), que será realizado nos dias 29 e 30 de maio na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr).  

A última edição do ENEM aconteceu em 2013. O evento representa a retomada de um dos maiores encontros de lideranças médicas do País, além de também fazer parte da agenda de reunificação do movimento médico nacional, anunciada no fim do ano passado.O grupo é formado ainda por integrantes da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Médica Brasileira (FMB). 

Dr. Darze sugeriu maior tempo para os debates e que as entidades médicas regionais façam  uma reunião, uma espécie de pré-ENEM, para que as instituições possam desenvolver as pautas médicas de todo o país. “Temos que ajudar na sistematização do evento. Vamos fazer isso conversando com os profissionais de todos os estados e, com isso, ao fim do evento, teremos um documento sobre o sistema de saúde de todo o País”, disse. 

Dr. Mário Vianna propôs pelo menos duas horas para os debates. “É muito importante que os grandes temas sejam apresentados, mas os assuntos serão desenvolvidos conforme as dúvidas  e questionamentos, que serão abordados durante a discussão”, opinou. 

O coordenador da mesa, Dr. Donizetti Dimer Gimberardino, acordou com as sugestões propostas e expôs a proposta do CFM de ampliação do quadro de representantes (Delegados e técnicos), passando de 300 para 450. As instituições médicas presentes acordaram e também discutiram sobre os temas a serem explorados.  

 Confira abaixo como ficou a organização:

1. Formação Médica
Graduação
Pós-Graduação
Exames de avaliação: Revalida e Anasem
2. Relação de Trabalho do Médico, Lei 13.429.
Carreira médica; 
Mais Médicos: Como afeta o mercado de trabalho 
Saúde Suplementar e Lei 13003/2014
 3.  Assistência
Modelos de Gestão de Sistemas de Saúde; 
Gestão: Administração direta x Contratualizada
ANS e a Assistência Médica

Pró-SUS

É uma comissão composta por todas as entidades médicas nacionais, com o objetivo de debater temas relevantes para a carreira médica, como remuneração e mercado de trabalho, além de tratar da organização de grandes eventos, como o ENEM. O próximo encontro da Comissão será no dia 13 de abril, no CFM.

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x