Dia Mundial da Água é celebrado neste dia 22

21 de março de 2018

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992 devido à importância da discussão sobre o tema. Problemas como a escassez da água e a baixa qualidade causada pela poluição são questões que devem ser levantadas, uma vez que a água é um recurso finito e necessário à sobrevivência humana.

A água é extremamente importante para regular o ciclos naturais do planeta, para permitir a produção de alimentos e é condição necessária para a manutenção da vida na Terra. Como o corpo humano se constitui 70% de água, todas as reações químicas para nos manter vivos necessitam, obrigatoriamente, de água.

Segundo estudos, estima-se que apenas 1% de toda a água no mundo está disponível para o consumo humano. A disponibilidade dessa água, entretanto, não é uniforme, existindo lugares mais abundantes nesse recurso e outros mais escassos, provocando inúmeros conflitos.

Além dos conflitos, a não potabilidade da água também vem se tornando um problema. A poluição causada pela ação humana faz com que a água, apesar de estar disponível, fique imprópria para o consumo humano. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 1.400 crianças com menos de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, de saneamento básico e de higiene.

A ONU estima que 25% da população mundial não tem acesso à água potável. Apesar do Brasil ser abundante nesse recurso, possuindo 12% de toda a água doce do planeta em seu território, estatísticas da ONU indicam que 58% dos municípios brasileiros não tem acesso à água tratada. 

Diante desse cenário, é necessário que toda a população contribua para a preservação da água, fazendo o uso racional e sustentável dos recursos hídricos e evitando jogar dejetos em rios, mares e oceanos. Além disso, é preciso que os governos promovam políticas públicas para um melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos.

Fórum Mundial da Água 2018

Organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água conta com a presença de governantes de diversos países, além de representantes da academia, da sociedade civil, de empresas e de organizações não governamentais. O Fórum tem como objetivo levar a discussão a nível global para visar o uso racional e sustentável dos recursos hídricos.
 
Em 2014, o Brasil foi escolhido para sediar o VIII Fórum, sendo Brasília a cidade escolhida. Tendo já passado por países da África, da América, da Ásia e da Europa, pela primeira vez o Fórum seria realizado no Hemisfério Sul. Foi estipulado que o evento ocorreria entre os dias 18 e 23 de março de 2018.

Para o ano de 2018, a ONU estipulou que o tema do Dia Mundial da Água seria “Soluções Naturais para a Água”. Com isso, no dia 19 de março, durante abertura do VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018, incentivando a busca por soluções que usam ou simulam processos naturais para o aperfeiçoamento da gestão da água no mundo. Entre os exemplos presentes no relatório, destacam-se os banheiros secos, onde os dejetos não seriam jogados na tubulação e sim utilizados para produzir composto orgânico, e as cidades-esponja, em que construções têm a capacidade de absorver a água da chuva.


Fonte: FENAM 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x